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dc.contributor.advisorPEDRO, Ricardo-
dc.contributor.authorSANTOS, Fernanda dos-
dc.contributor.otherRODRIGUES, Airton-
dc.contributor.otherJOCA, Jhonny Frank Sousa-
dc.date.accessioned2024-07-11T11:25:31Z-
dc.date.available2024-07-11T11:25:31Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda dos. Análise de rótulo de cosméticos hidratantes corporais comercializados como verdes, 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21115-
dc.description.abstractO tema sustentabilidade passou a fazer parte de diversos setores industriais, principalmente devido ao aumento na demanda de consumidores que procuram por produtos que possuam esse apelo. No caso dos cosméticos, os produtos sustentáveis são denominados como cosméticos verdes, entre eles é possível encontrar cosméticos orgânicos, naturais e veganos. Mesmo com o crescimento dos cosméticos verdes no mercado, o Brasil, assim como diversos países, ainda não possui uma legislação que defina o que o produto comercializado como verde não deve conter em sua formulação e como deve se especificar essa característica em seu rótulo, porém existem órgãos certificadores que fornecem diretrizes para tais produtos e os selos que garantem a qualidade e o cumprimento das mesmas. O presente estudo teve como objetivo analisar a composição e o rótulo de cinco hidratantes corporais comercializados como verdes e, com base na revisão bibliográfica, apresentar como resultados se eles possuíam as certificações das agências levantadas e se os componentes dos mesmos atendiam aos requisitos de um cosmético verde. Foi verificado que a presença dos selos das certificadoras no rótulo garante o cumprimento das diretrizes das agências certificadas, porém a presença de apenas um ou alguns insumos certificados não garante que o produto se encaixa nos padrões de um cosmético verde.pt_BR
dc.description.abstractThe sustainability theme became part of several industrial sectors, mainly due to the increase in demand from consumers looking for products that have this appeal. In the case of cosmetics, sustainable products are called green cosmetics, among which it is possible to find natural, natural and vegan cosmetics. Even with the growth of green cosmetics on the market, Brazil, as well as several countries, still does not have legislation that, what the product marketed as green should not contain in its food and how to specify this characteristic on its label, however there are certifying bodies that provide guidelines for such products and the seals that guarantee their quality and compliance. The present study aimed to analyze a composition and the label of five body moisturizers marketed as green, and based on the bibliographic review present as results if they had certifications from the surveyed agencies, and if their components met the requirements of a cosmetic green . It was found that the presence of certifying labels without labels guaranteed compliance with the guidelines of certified agencies, but the presence of only one or a few non guaranteed certified inputs that the product meets the standards of a green cosmetic.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Cosméticospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher217pt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectQuímica verdept_BR
dc.subjectVeganismopt_BR
dc.subjectProdutos naturaispt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleAnálise de rótulo de cosméticos hidratantes corporais comercializados como verdespt_BR
dc.title.alternativeLabel analysis of body cosmetics marketing as greenpt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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