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dc.contributor.advisorRODRIGUES, Airton-
dc.contributor.authorGRACIANO, Jadair Manoel-
dc.contributor.otherMORAES, Carla Aparecida Pedriali-
dc.contributor.otherITO, Rosilene Kinue-
dc.date.accessioned2024-07-10T13:15:09Z-
dc.date.available2024-07-10T13:15:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGRACIANO, Jadair Manoel. Avaliação sensorial: métodos tradicionais e o medidas biométricas, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21064-
dc.description.abstractEm um cenário de incertezas, os desafios para as organizações são cada vez maiores, visto a concorrência que abrange desde a abertura de mercado, que já não e de hoje, aos novos entrantes, acrescenta-se ainda a crise econômica e claro, as exigências dos consumidores advindas de suas percepções e do conhecimento de padrões de qualidade estabelecidos pelas grandes empresas, em específicos as internacionais através da tecnologia, melhoria de processos, descobertas de novas matérias primas e os órgãos regulamentadores. As empresas cosméticas, mesmo diante do crescimento dos últimos anos, passam por todos esses percalços, este artigo refere-se às pesquisas efetuadas pelas indústrias de perfumes e fragrâncias, em específico, pesquisa de análise sensorial olfativa. Ressalta-se que esta apresenta-se como uma importante ferramenta para as organizações. As estratégias de avaliação olfativa, de análise tradicional podem não ser tão efetivas quanto o método biométrico de resposta galvânica GSR, já que o cheiro, assim como outros aspectos sensoriais causam diferentes interpretações. Observando essas questões, através de uma população que compreende em 08 pessoas do sexo masculino e 16 pessoas do sexo feminino com idades entre 19 e 35 anos esse artigo possibilitou respondê-las norteando uma melhor compreensão desses métodos e suas aplicabilidades.pt_BR
dc.description.abstractIn a scenario of uncertainties, the challenges for organizations are increasingly greater, given the competition that has covered since the opening of the market, which is no longer the case today, to new entrants, plus the economic crisis and of course the demands of consumers arising from their perceptions and knowledge of quality standards set by large companies, in particular international ones through technology, process improvement, discovery of new raw materials and regulatory agencies. Cosmetic companies, even in face of the growth of the last years, are going through all these setbacks, this article refers to the research carried out by the perfume and fragrance industries, specifically, olfactory sensory analysis research. It is important to point out that this presents itself as an important tool for organizations. Olfactory evaluation strategies of traditional analysis may not be as effective as the GSR biometric response method, since smell, as well as other sensory aspects, cause different interpretations. By observing these questions, through a population comprising 08 males and 16 females aged between 19 and 35, this article has made it possible to answer them by guiding a better understanding of these methods and their applicability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Cosméticospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher217pt_BR
dc.subjectReceptores sensoriaispt_BR
dc.subjectNervo olfatóriopt_BR
dc.subjectNeuromarketingpt_BR
dc.subjectBiometria - sistemaspt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleAvaliação sensorial: métodos tradicionais e o medidas biométricaspt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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