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Title: Aplicação da curva ABC sobre vendas anuais de produtos de uma loja agropecuária em Itatinga
Authors: OLIVA, William César
Advisor: VERNINI, Adolfo Alexandre
type of document: Artigo científico
Keywords: Estoques;Produtos
Issue Date: 2019
Publisher: 112
Citation: OLIVA, William César. Aplicação da curva ABC sobre vendas anuais de produtos de uma loja agropecuária em Itatinga, 2019. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2019.
Abstract: No cenário econômico atual, as empresas necessitam de ferramentas eficazes para ter melhor controle sobre a gestão de estoques e dos custos dos seus recursos, para melhor organização das vendas. Uma ferramenta valiosa e muito utilizada é a Curva ABC, ou diagrama de pareto, que utiliza os dados numéricos em uma tabela, sendo respectivamente: a quantidade de produtos vendidos anualmente, média do valor dos produtos, lucro total anual, percentual do valor dos produtos e percentual acumulado dos produtos, organizado em ordem decrescente, priorizando os produtos de maior importância para os estoques e vendas da empresa. Foram utilizados dados de uma loja comercial agropecuária da cidade de Itatinga, no estado de São Paulo, Brasil, que consistem em 30 itens. A classe A representa 11 itens, tendo o lucro de 79,59% das vendas, e 36,67% em relação ao total dos produtos vendidos. A classe B representa 9 itens, possuindo o lucro de 15,06% das vendas, e 30,00% em relação ao total dos produtos vendidos, e a classe C representa 10 itens, possuindo o lucro de 5,35% das vendas dos produtos, e 33,33% em relação ao total dos produtos vendidos. De acordo com os resultados obtidos, os itens classificados com A, são os que possuem maior valor de venda, merecendo, dessa forma, maior atenção, buscando-se melhores fornecedores, assim como, melhores preços e menores prazos de abastecimento de estoque, pois tais itens têm grande impacto no orçamento total, correspondendo 79,59% do valor total dos produtos vendidos que foi de R$ 553.319,50.
In today's economic environment, companies need effective tools to have better control over inventory management and resource costs for better sales organization. A valuable and widely used tool is the ABC curve, or pareto diagram, which uses the numerical data in a table, namely: number of products sold annually, average value of products, total annual profit, percentage of products value and cumulative percentage of products, arranged in descending order, prioritizing the products of greatest importance to the company's inventory and sales. We used data from an agricultural commercial store in the city of Itatinga, in the state of Sao Paulo, Brazil, consisting of 30 items. Class A represents 11 items, with a profit of 79.59% of sales, and 36.67% of total products sold. Class B represents 9 items, with profit of 15.06% of sales, and 30.00% in relation to total products sold, and class C represents 10 items, with profit of 5.35% of sales of products. 33.33% of the total products sold. According to the results obtained, the items classified with A are those with the highest sales value, thus deserving greater attention, seeking better suppliers, as well as better prices and shorter inventory supply times, since Such items have a major impact on the total budget, accounting for 79.59% of the total value of products sold, which was R$ 553.319,50.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21052
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