Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21020
Título: Abandono da pessoa idosa: a importância das relações familiares
Autor(es): SILVA, Giovanna Reversi da
ALVES, Laura Vitória
CORREIA, Maria Cláudia de Souza
SANTOS, Yasmim Alves Teixeira dos
Orientador(es): SANTOS, Sandra Manoela de Almeida dos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Envelhecimento;Abandono de incapaz;Políticas públicas;Idosos
Data do documento: Jun-2024
Editor: 117
Referência Bibliográfica: SILVA, Giovanna Reversi da. et al. Abandono da pessoa idosa: a importância das relações familiares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Resumo: Este estudo trata-se de uma análise sobre a importância das relações familiares no processo do envelhecimento, muitos são os danos causados à saúde física e mental da pessoa idosa que não possui apoio familiar, ou seja, em situação de abandono. O objetivo é conhecer como o abandono familiar afeta a saúde da pessoa idosa, identificar as principais políticas públicas implementadas e desenvolver estratégias que conscientize a família sobre o cuidado com a pessoa idosa que vive o abandono familiar. Trata-se de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa. Como resultado do abandono a pessoa idosa identificamos que fisicamente, os idosos podem sofrer de desnutrição, desidratação, agravamento de doenças crônicas, problemas de mobilidade, má higiene pessoal e complicações médicas devido à falta de cuidados adequados; psicologicamente, o abandono pode levar à depressão, ansiedade, solidão, declínio cognitivo e baixa autoestima. As políticas públicas garantem à pessoa idosa os direitos materiais, de forma integral, porém, o lado emocional é muitas vezes negligenciado, estar perto dos familiares, possibilita ao indivíduo, ser incluído na sociedade, no entanto os conflitos familiares, muitas vezes inviabilizam essa inclusão. Concluímos que o processo do envelhecimento em geral ocasiona uma dependência que pode variar de acordo com a especificidade da qualidade de vida de cada pessoa idosa, reações conflitantes entre a família podem gerar abandono e como técnicos em enfermagem precisamos identificar os casos e encaminhar aos serviços de apoio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/21020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoenfermagem_2024_1_giovanna_abandonodapessoaidosa.pdf326.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.