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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20909
Título: | Relações entre parâmetros de corte e acabamento superficial na liga de alumínio 7050 |
Autor(es): | BENATO JUNIOR, Getúlio de Oliveira |
Orientador(es): | JOAQUIM JÚNIOR, Celso Fernandes |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Alumínio;Usinagem |
Data do documento: | Ago-2016 |
Editor: | 112 |
Referência Bibliográfica: | BENATO JUNIOR, Getúlio de Oliveira. Relações entre parâmetros de corte e acabamento superficial na liga de alumínio 7050, 2016. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Botucatu, 2016 |
Resumo: | Os materiais não ferrosos possuem algumas características mecânicas, físicas e químicas que
lhes proporcionam destaque em aplicações no ramo industrial atual. Entre estes materiais,
destacam-se as ligas de alumínio que vêm sendo cada dia mais utilizadas em diversas áreas da
engenharia, principalmente no setor automobilístico e aeronáutico. Entre os diversos
processos de fabricação ao qual este material é submetido nas aplicações aeronáuticas,
encontra-se a fresagem. O domínio das relações entre os parâmetros de corte empregados e a
qualidade superficial atingida, permite previsibilidade e maior controle do processo,
fundamental para este ramo de indústria. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo
obter a correlação entre os parâmetros de corte utilizados no fresamento CNC e a rugosidade
superficial final obtida em uma peça de bloco de liga de alumínio 7050, utilizando um
ferramenta, denominada Micro turbo e um rugosímetro para efetuar as medições do
acabamento superficial. Os ensaios alternaram os seguintes parâmetros de cortes: velocidade
de avanço da mesa, velocidade de corte sendo tomadas as medidas de rugosidade superficial
resultantes. Em função destes resultados foram obtidas curvas de tendências estimativas para
predição da rugosidade superficial em função da velocidade de corte e da velocidade de
avanço da mesa. Por meio dos resultados obtidos, ficou evidenciado que o aumento da
velocidade de corte provoca a diminuição da rugosidade superficial e que o aumento da
velocidade de avanço provoca o seu aumento. Concluiu-se que pode-se alcançar baixos
valores de rugosidade média por meio da conjugação de altas velocidades de corte e baixas
velocidades de avanço. Non-ferrous materials have some mechanical, physical and chemical characteristics that provide them with featured apps in today's industrial sector. Among these materials, there are the aluminum alloys that have been used more every day in different areas of engineering, especially in the automotive and aviation industry. Among the many manufacturing processes to which the material is subjected in aeronautical applications, milling lies. The field of relations between the cutting parameters used and the affected surface quality, predictability and allows greater control of the process, fundamental for this branch of industry. Thus, this study aims to get the correlation between cutting parameters used in CNC milling and final surface roughness obtained in a piece of aluminum alloy block 7050, using a tool called Micro turbo and rugosimeter to perform measurements of surface finish. The tests alternated the following cutting parameters: the table feed rate, cutting speed being taken measures resulting surface roughness. Based on these results trend curves were obtained estimates for predicting surface roughness depending on the cutting speed and the feed speed of the table. Through the obtained results, it was evident that increasing the shear rate leads to the decrease of the surface roughness and the increase in feed rate causes its increase. It was concluded that can achieve low average roughness values by the combination of high cutting speeds and low forward speeds. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20909 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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