Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20883
Título: Trabalhos análogos a escravidão no Brasil: a nova face de um antigo problema
Autor(es): CORRÊA, Ana Clara da Silva
OJO, Bruna Nunes
SILVA, Luana Ferreira da
OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva de
Orientador(es): ARAÚJO, Eduardo Luis Moraes Romeiro de
COSTA, Michele Cristina da
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Escravidão;Declaração universal dos direitos humanos;Sociedade;Governo
Data do documento: Jun-2024
Editor: 117
Referência Bibliográfica: CORRÊA, Ana Clara da Silva. et al. Trabalhos análogos a escravidão no Brasil: a nova face de um antigo problema. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Recursos Humanos). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2024.
Resumo: Esse artigo irá tratar de um assunto sensível a sociedade brasileira, que embora – supostamente – tenha sido resolvido, se apresenta de outras formas na sociedade contemporânea. Leis foram criadas para garantir a liberdade e os direitos dos cidadãos, a sociedade evoluiu, mas ainda os resquícios da escravidão perseveram, sendo apresentada nos dias de hoje como trabalhos análogos à escravidão. Apesar de a escravidão ter sido abolida em 13 de maio de 1888 pela Lei Áurea5 , é possível observar que ainda persiste uma nova face desse antigo problema no qual os trabalhadores são submetidos a trabalhos em condições degradantes, horas extras exaustivas, sem remuneração adequada, com restrição de locomoção, vigilância ostensiva, apoderamento de objetos pessoais e de documentos, muitas vezes de maneira forçada. O tema abordado sobre serviços análogos à escravidão é uma tarefa séria e sensível, que requer uma abordagem ética e respeitosa em relação às vítimas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20883
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoshumanos_2024_1_anaclaradasilvacorrea_trabalhosanalogosaescravidaonobrasilanovafacedeuman.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.