Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20859
Título: | Logística verde: como a logística verde pode influenciar na redução de custos das empresas no Brasil |
Autor(es): | MONTEIRO, Douglas MARTINS, Guilherme JACINTHO, Isabela MONTEIRO, Jefferson PULQUERIO, Tayse |
Orientador(es): | SILVA, Sandra Paula da |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Logística;Empresas |
Data do documento: | 18-Jun-2024 |
Editor: | 172 |
Referência Bibliográfica: | MONTEIRO, D. et al. Logística verde: como a logística verde pode influenciar na redução de custos das empresas no Brasil, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2024. |
Resumo: | Ao longo do trabalho iremos apresentar uma análise detalhada sobre a
Logística Verde e seu impacto na redução de custos industriais. Em seu conceito
amplo, é crucial para o funcionamento de qualquer empresa, envolvendo o
manejo de produtos desde a origem até o consumo, com foco na satisfação do
cliente.
No mundo atual, há uma crescente ênfase na sustentabilidade, com
consumidores cada vez mais conscientes ambientalmente e empresas
sustentáveis demonstrando um crescimento acelerado no mercado.
O estudo tem como objetivo traçar o cenário logístico brasileiro e a
integração da logística sustentável nesse contexto. Identificar os impactos
ambientais, descrever a logística verde e seus benefícios no faturamento são
metas específicas.
A logística é categorizada em logística integrada, industrial, de transporte
e reversa. A logística integrada visa equilibrar custos e serviços, enquanto a
logística industrial lida com a manufatura e abastecimento. O transporte, um dos principais custos logísticos, é predominantemente realizado por modal rodoviário
no Brasil, mas há investimentos planejados para melhorar a malha ferroviária.
Os impactos ambientais da logística são significativos, com o setor de
transporte sendo responsável por uma grande parte das emissões de gases de
efeito estufa. Além disso, ocorrem perdas consideráveis de produtos durante o
transporte e armazenamento, refletindo em custos ambientais e econômicos. A
logística verde propõe alternativas para mitigar esses impactos, incluindo
embalagens biodegradáveis, redução de desperdícios, transporte e distribuição
sustentáveis, além da logística reversa para reciclagem de produtos.
A logística verde pode beneficiar as empresas ao reduzir custos através
da otimização de rotas, uso de modais menos poluentes e adoção de práticas
sustentáveis. A logística reversa e a economia circular são apontadas como
tendências futuras, com a reciclagem e o reaproveitamento de recursos sendo
estratégias essenciais para a sustentabilidade.
Em suma, a logística verde é essencial para um futuro sustentável,
oferecendo benefícios econômicos e ambientais, e sendo um diferencial
competitivo e uma obrigação legal para as empresas. Apesar da dependência
do transporte rodoviário, o Brasil tem oportunidades de investimento em
infraestrutura e práticas sustentáveis para melhorar sua logística e reduzir seu
impacto ambiental. Throughout the work, we will present a detailed analysis of Green Logistics and its impact on the reduction of industrial costs. In its broad concept, it is crucial for the operation of any company, involving the handling of products from origin to consumption, with a focus on customer satisfaction. In today's world, there is a growing emphasis on sustainability, with consumers becoming increasingly environmentally conscious and sustainable companies demonstrating accelerated growth in the market. The study aims to outline the Brazilian logistics scenario and the integration of sustainable logistics within this context. Identifying environmental impacts, describing green logistics and its benefits on revenue are specific goals. Logistics is categorized into integrated logistics, industrial logistics, transportation, and reverse logistics. Integrated logistics aims to balance costs and services, while industrial logistics deals with manufacturing and supply. Transportation, one of the main logistic costs, is predominantly carried out by road transport in Brazil, but there are planned investments to improve the railway network. The environmental impacts of logistics are significant, with the transportation sector being responsible for a large portion of greenhouse gas emissions. Additionally, there are considerable losses of products during transportation and storage, reflecting environmental and economic costs. Green logistics proposes alternatives to mitigate these impacts, including biodegradable packaging, waste reduction, sustainable transportation and distribution, as well as reverse logistics for product recycling. Green logistics can benefit companies by reducing costs through route optimization, the use of less polluting modes of transport, and the adoption of sustainable practices. Reverse logistics and the circular economy are identified as future trends, with recycling and resource reuse being essential strategies for sustainability. In summary, green logistics is essential for a sustainable future, offering economic and environmental benefits, and being a competitive advantage and a legal obligation for companies. Despite the reliance on road transportation, Brazil has investment opportunities in infrastructure and sustainable practices to improve its logistics and reduce its environmental impact. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20859 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
administraçao_2024_1_douglasmonteiro_logisticaverdecomoalogistica.pdf | 458.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.