Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20857
Título: Avaliação do primeiro ano de produção da baunilha (vanilla planifolia) em dois sistemas de cultivo
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the first year of vanilla (vanilla planifolia) production in two cultivation systems
Autor(es): MARCHIORI, Mariana Santana
TAVARES, Yasmin Felix
Orientador(es): COSTA, Maria Vitória Cecchetti Gottardi
Outro(s) contribuidor(es): LEONEL, Fábio Roberto
SONEGO, Antonio Donizetti
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Baunilha;Cultivo protegido;Exploração florestal;Administração da produção
Data do documento: 27-Nov-2023
Editor: 121
Referência Bibliográfica: MARCHIORI, Mariana Santana; TAVARES, Yasmin Felix. Avaliação do primeiro ano de produção da baunilha (vanilla planifolia) em dois sistemas de cultivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2023.
Resumo: A baunilha, Vanilla planifolia, é uma orquídea trepadeira nativa do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões da América Central. Caracteriza-­se por ser a única orquídea que possui frutos comestíveis, sendo considerada a segunda especiaria mais cara do mundo. Seus frutos (favas), possuem a vanilina que confere aroma à planta, amplamente utilizada na indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica. Em razão da valorização da baunilha no mercado mundial, visando atender a procura por ingredientes naturais e aumentar o retorno financeiro por hectare, principalmente para pequenos e médios produtores, buscou­-se desenvolver um cultivo experimental da baunilha na região de São José do Rio Preto – SP. Devido a exigência da planta por sombreamento foi adotado dois sistemas de cultivo: cultivo protegido e sistema agroflorestal (SAF) utilizando a seringueira para sombreamento, da baunilha. Diante deste contexto o presente trabalho teve como objetivo avaliar do primeiro ano de produção de baunilha nos dois sistemas de cultivo. Para tanto os dados de produção foram coletados no campo experimental de baunilha, na Etec Padre José Nunes Dias ­ Monte Aprazível. Foram avaliados em ambos os sistemas de cultivo: número de plantas em produção; número de inflorescência por planta, número de flores por inflorescência, número de favas por planta e a cura das favas. As plantas entraram no início do período reprodutivo, com dois anos e nove meses de idade. Por ser o primeiro ano de produção, poucas plantas floresceram e produziram favas. No cultivo protegido foi observado inflorescência em 3 plantas e no sistema SAF em apenas 2 plantas. No sistema SAF foi obtido uma média de 8 flores por inflorescência e no cultivo protegido uma média de 14 flores por inflorescências. As favas foram colhidas aproximadamente 8 meses após a polinização num total de 9 favas no Sistema SAF e 23 favas no cultivo protegido. A cura da fava foi iniciada logo após a colheita, pelo método tradicional. Pôde­-se concluir que a baunilha é uma planta bem rustica, de fácil manejo e tratos culturais, e está se desenvolvendo bem nas condições edafoclimáticas encontradas na região de estudo. Como foi o primeiro ano de produção, foram obtidas poucas favas. Apesar de ter tido bons resultados com a cura das favas, este ainda é um processo cheio de segredos, exige muita paciência e precisa de mais tempo de estudo para se obter melhores resultados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20857
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agronegocio_2023_2_marianasantanamarchiori_avaliacaodoprimeiroanodeproducaodabaunilha.pdf
  Restricted Access
256.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.