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Título: Gestão de pessoas em unidades alimentícias: Uma breve análise sobre a qualidade de vida em restaurantes e fast-foods.
Autor(es): MOMBERG, Fabrizio de Meira Nolasco
GAUDÊNCIO, Fellipe de Oliveira
PASSOS, Geovana Modesto
BARROS, Tassia Silvério
Orientador(es): ARRUDA, Rejane Aparecida de Oliveira
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Restaurantes;Qualidade de vida
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: 261
Referência Bibliográfica: MOMBERG, Fabrizio de Meira Nolasco; GAUDÊNCIO, Fellipe de Oliveira; PASSOS, Geovana Modesto; BARROS, Tassia Silvério. Gestão de pessoas em unidades alimentícias: Uma breve análise sobre a qualidade de vida em restaurantes e fast-foods, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2022.
Resumo: O presente trabalho articula acerca da Gestão de Pessoas em Unidades Alimentícias: uma breve análise sobre a qualidade de vida em restaurantes e fast foods, sendo que é uma pesquisa de caráter quantitativa e bibliográfica. A problemática deste Trabalho de Conclusão de Curso gira em torno das condições biopsicossociais dos colaboradores que atuam no ramo de atendimento ao cliente, preparo e entrega de refeições ou tira-gostos. Procurou-se entender e compreender um pouco mais as dores dos funcionários que atuam no ramo, por meio de metodologia em Google Forms, sendo feitas perguntas a respeito do cotidiano. Mostrou-se que os principais problemas giram em redor da marginalização dos ofícios, descontentamento com o salário, longas jornadas de labor e desconhecimento de direitos. Os principais autores utilizados como base teórica, foram: Chiavenato (2005), Tonelli, Lacombe e Caldas (2002), Marras (2016), Druker (2011), Vasconcelos (2001), Sampaio (2009) e Ferreira, Demutti e Gimenez (2010). A colheita destes, foi que a gestão com enfoque bem-estar do colaborador é fundamental para uma instituição, como o sangue é vital para qualquer ser vivo. Na área gastronômica, se faz tão importante quanto, posto que ao operar com a alimentação da freguesia, lida-se também com a saúde deles, e um estresse a mais sobre o cooperador pode ser o estopim para uma série de crises. Palavras chave: Restaurantes. Gestão de Pessoas. Qualidade de Vida. Biopsicossocial.
ABSTRACT The current study analyzes People management in Food Units: a brief analysis of the quality of life in restaurants and fast food places, since it is a search with qualitative and bibliographic features. The main point of this term paper is to talk about the conditions of biopsychosocial of collaborators who act in the area of customer service, preparing and delivery of food or even appetizers. The objective is to understand the situation of employees that work in the area, through the methodology in Google Forms, where questions were made about their quotidian life. It was shown that the main problems are related to the marginalization of profession, discontent with the wage, long journeys of jobs, and unawareness of their rights. The main authors used as a theoretical basis were: Chiavenato (2005), Tonelli, Lacombe e Caldas (2002), Marras(2016), Druker (2011), Vasconcelos(2001), Sampaio(2009) e Ferreira, Demutti e Gimenez (2010). The result of analyzing these authors was that the management with a focus in the well-being of the collaborator is fundamental for an institution like blood is vital for any living being. In the gastronomic area is essential too, because when we deal with the feeding of the patrons, we deal with their health, as a consequence one more stress under the collaborator could be the trigger for a series of crisis. Keywords: Restaurants. Management of people. Quality of life. Biopsychosocial
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20770
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