Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20703
Título: Inteligência emocional no ambiente de trabalho.
Autor(es): ALMEIDA, Dulce Maria Rodrigues de
ALMEIDA, Natalia Oliveira de
MOREIRA, Tadia Vitoria de Oliveira
Orientador(es): ARRUDA, Rejane Aparecida de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Inteligência emocional;Ambiente de trabalho
Data do documento: 7-Dez-2022
Editor: 261
Referência Bibliográfica: ALMEIDA, Dulce Maria Rodrigues de; ALMEIDA, Natalia Oliveira de; MOREIRA, Tadia Vitoria de Oliveira. Inteligência emocional no ambiente de trabalho, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2022.
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Administração, intitulado: Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho, relata uma pesquisa realizada por sites, livros e artigos confiáveis, mostrando os benefícios de aplicar a inteligência emocional no ambiente de trabalho, onde um grande autor Daniel Goleman definiu a inteligência emocional como a capacidade de gerenciar as emoções. Este trabalho foi realizado para que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância de ter inteligência emocional no ambiente de trabalho e se elas aplicam esses estudos no seu dia a dia. Buscou-se então responder a esta pesquisa realizada pelo formulário elaborado pela Google formulários, por meio de redes sociais. Os resultados de dados coletados, está na estrutura da seguinte forma: inicialmente apresenta a importância de ter conhecimento da inteligência emocional no ambiente de trabalho, em seguida saber se consegue separar vida profissional da pessoal, separação de emoções negativas, prática de autocontrole, compartilhamento de emoções com familiares, apontamento teórico com base em Daniel Goloman (2005), Arnold Glashow (1905-1998), Chiavenato (1994), Salovery e Mayer (1990) entre outros, que se relacionam à inteligência emocional. Os resultados obtidos apontam que o referido estudo é algo complexo que nem todos colaboradores consegue ter controles de suas emoções, mas que as empresas fazem o possível para dar todo apoio a seus funcionários. Palavras-chave: Estudo sobre Inteligência emocional e métodos aplicado no ambiente de trabalho.
ABSTRACT In this Management's Class Conclusion Work entitled: Emotional Intelligence on the work enviroment there is a research using books, websites and reliable articles that shows the benefits of the aplication of the Emotional Intelligence on the work enviroment. The writter called Daniel Goleman define that Emotional Intelligence is the capacibility of to manage the emotions. This work was made with the objective that the peoples learn about the importance of having emotional intelligence on the enviroment and to know if theyself apply it in the day-to-day routine. So was made this form by Google Forms and the results were split on the work in the right way: first, it introduce the importance of having knowledge of the emotional intelligence; second, to know if they know to separate professional to personal life; separation of negative feelings, selfcontroling pratics and emotional sharing with friends and family; finally, teorical appointment using Daniel Goloman (2005), Arnold Glashow (1905-1998), Chiavenato (1994), Salovery and Mayer (1990) and other writters of the area. The obtained results shows how the subject is complex and that neither of the collaborators know how to controll their emotions, but the works enviroments around the world make everything possible to give all the help that their employees needs. Key-words: Stydy, Emotional Intelligence, Research, Management, Work Enviroment.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20703
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO 1.pdf493.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.