Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20588
Title: Desempenho das operações de solo da Azul Linhas Aéreas: estudo de caso sobre o Airbus A320neo no Aeroporto Internacional de Viracopos
Other Titles: Performance of Azul Linhas Aéreas ground operations: case study on the Airbus A320neo at Viracopos International Airport
Authors: ALVES, Victor Augusto
Advisor: COENTRO, Rita Maria Cunha Leite
Other contributor: COSTA, Barbara Regina Lopes
COSTA, Marcelo Carvalho
type of document: Monografia
Keywords: Aeronaves de passageiros;Transporte de passageiros;Transporte aéreo
Issue Date: 20-Jun-2020
Publisher: 105
Citation: ALVES, Victor Augusto. Desempenho das operações de solo da Azul Linhas Aéreas: estudo de caso sobre o Airbus A320neo no Aeroporto Internacional de Viracopos, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Abstract: A aviação está em constante evolução, os aeroportos se tornam mais modernos e maiores, as aeronaves mais tecnológicas e eficientes, e cabe às empresas e seus colaboradores acompanharem essa evolução da infraestrutura e dos equipamentos, para que o setor se torne cada vez mais eficiente. A aeronave A320neo é tecnologicamente uma das mais modernas da frota da Airbus, conta com maior possibilidade de conforto aos passageiros, foi projetada com uma serie de melhorias para proporcionar ganho de eficiência energética através de refinamentos aerodinâmicos, novos motores, economia de peso e tecnologia moderna na sua construção. Contudo, é fato que é mais difícil evoluir o trabalho de pessoas do que a eficiência de um motor aeronáutico, sendo assim, o objetivo específico é, através do estudo comparativo entre padrões técnicos de tempo da Airbus para a aeronave A320neo e o tempo de solo desta aeronave na operação de solo da empresa Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de Viracopos, identificar e propor oportunidades de melhoria, caso o desempenho esperado não esteja sendo atingido. A partida se dá na hipótese de que existem pontos de melhoria que se encontram em solo, nas operações que são realizadas na preparação da aeronave para voo, envolvendo desde o check-in dos passageiros até o pushback e acionamento dos motores da aeronave, incluindo todo o serviço de handling e de atendimento ao cliente para que se atinja um desempenho operacional técnico satisfatório que se aproxime do modelo elaborado pela Airbus para esse equipamento. Inicialmente será demonstrado quais são as operações de solo efetuadas durante a chegada e a partida do voo, aspectos sobre a empresa e o aeroporto, o perfil da aeronave A320neo e o padrão em seu manual de operações de solo. Então serão comparados os dados obtidos no estudo de caso por meio de observação e levantamento. Assim, será possível identificar onde estão as oportunidades de melhoria para tornar possível um desempenho operacional o mais próximo possível dos 100% de pontualidade.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20588
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VICTOR AUGUSTO ALVES.pdf
  Restricted Access
1.53 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.