Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20571
Title: Análise da importância e do impacto das metodologias ativas: PIC e Logislab como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Gestão Empresarial e Logística Aeroportuária da FATEC Indaiatuba
Other Titles: Analysis of the importance and impact of active methodologies: PIC and Logislab as a tool in the teaching-learning process of Business Management and Airport Logistics students at FATEC Indaiatuba
Authors: MOLEDO, Marceli Cristina Fontana Rodrigues
Advisor: TOSO JÚNIOR, Reinaldo
Other contributor: GOMES, José William Pinto
MATIUSO, Jaime Alexandre
type of document: Monografia
Keywords: Evolução tecnológica;Ensino e aprendizagem
Issue Date: 29-Jun-2020
Publisher: 105
Citation: MOLEDO, Marceli Cristina Fontana Rodrigues. Análise da importância e do impacto das metodologias ativas: PIC e Logislab como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Gestão Empresarial e Logística Aeroportuária da FATEC Indaiatuba, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Abstract: Nos dias atuais com o rápido avanço das tecnologias e a implantação de uma economia globalizada, pode-se notar uma grande mudança não só no cenário do mercado de trabalho, como também na Educação Profissional Tecnológica que possui uma grande influência na formação de profissionais para a sociedade e o mundo do trabalho. Dessa forma, as Instituições de Ensino Superior Tecnológico passaram a deixar o modelo de aprendizagem tradicional e adotaram em sua base curricular as metodologias ativas de aprendizagem, a fim de desenvolverem nos alunos competências essenciais que os tornem capacitados para o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Dentro desse contexto, o principal objetivo desse trabalho é analisar a importância e os impactos do uso das metodologias ativas PIC e Logislab como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos alunos dos Cursos de Graduação Tecnológica em Gestão Empresarial e Logística Aeroportuária da FATEC Indaiatuba. Nos procedimentos metodológicos foi feita uma pesquisa de estudo de caso dentro da instituição, analisando como a aplicação dessas ferramentas atua de maneira significativa tornando a relação mais humana entre educador e educando, para a prática de uma educação dialógica, crítica, reflexiva e libertadora. Como resultado, foi avaliado a percepção e a reflexão dos mesmos sobre a relevância do PIC e do Logislab e possivelmente discutir prováveis propostas e ações de melhorias que possam ser realizados para os projetos em questão.
Nowadays with the rapid advancement of technologies and the implantation of a globalized economy, a great change can be noted not only in the labor market scenario, but also in Technological Professional Education, which has a great influence in the training of professionals for the society and the world of work. In this way, Higher Education Institutions have moved away from the traditional learning model and adopted active learning methodologies in their curriculum base, in order to develop in students essential skills that make them capable of the job market that is increasingly more competitive. Within this context, the main objective of this work is to analyze the importance and impacts of using the active methodologies PIC and Logislab as a tool in the teaching-learning process of students of the Technological Undergraduate Courses in Business Management and Airport Logistics at FATEC Indaiatuba. In the methodological procedures, a case study research will be carried out within the institution, analyzing how the application of these tools acts in a significant way, making the relationship more humane between educator and student, for the practice of a dialogical, critical, reflective and liberating education. As a result, their perception and reflection on the relevance of PIC and Logislab will be evaluated and possibly discuss possible proposals and actions for improvements that can be carried out for the projects in question.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20571
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELI CRISTINA FONTANA RODRIGUES MOLEDO.pdf
  Restricted Access
2.23 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.