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Title: Desenvolvimento de um jogo para ensino da história do Brasil: explorando a narrativa interativa como ferramenta educacional
Other Titles: Development of a game to teach Brazilian history: exploring interactive narrative as an educational tool
Authors: STABILE, Fabricio de Oliveira
SEBASTIÃO, Gustavo da Silva
RANGEL, Gustavo Henrique Barros
MARQUES, Iris Yoshizawa
Advisor: CARDINALE, Carolina Leite
type of document: Relatório Técnico
Keywords: Jogos eletrônicos;Jogos educativos;História
Issue Date: Dec-2023
Publisher: 135
Citation: STABILE, Fabricio de Oliveira et. al. Desenvolvimento de um jogo para ensino da história do Brasil: explorando a narrativa interativa como ferramenta educacional. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio) - Escola Técnica Estadual "Rodrigues de Abreu", Bauru, 2023.
Abstract: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo FPS com temática histórica do Brasil, utilizando a engine Unreal e modelos 3D criados no Blender. O jogo busca explorar eventos e períodos relevantes da história brasileira, oferecendo uma experiência imersiva e educativa. A engine Unreal foi escolhida por sua robustez e flexibilidade, permitindo a criação de ambientes detalhados e jogabilidade fluida. A modelagem dos objetos será realizada no Blender, que proporciona modelos 3D de alta qualidade. O jogo terá como objetivo principal a imersão em diferentes períodos históricos, desafiando os jogadores com missões e quebra-cabeças. Além disso, fornecerá informações históricas precisas ao longo do jogo, despertando o interesse dos jogadores pela história do Brasil. Espera-se que o jogo contribua para a indústria de jogos nacionais e incentive o uso de ferramentas de código aberto, como Unreal e Blender, na comunidade de desenvolvedores de jogos.
This work proposes the development of an FPS game with a historical Brazilian theme, using the Unreal engine and 3D models created in Blender. The game seeks to explore relevant events and periods in Brazilian history, offering an immersive and educational experience. The Unreal engine was chosen for its robustness and flexibility, allowing the creation of detailed environments and fluid gameplay. The modeling of objects will be carried out in Blender, which provides high quality 3D models. The game’s main objective will be immersion in different historical periods, challenging players with missions and puzzles. Furthermore, it will provide accurate historical information throughout the game, arousing players’ interest in the history of Brazil. The game is expected to contribute to the national gaming industry and encourage the use of open-source tools, such as Unreal and Blender, in the game developer community.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20555
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