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Título: Avaliação da implantação da Euro V em uma empresa encarroçadora de ônibus
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the implementaion of in Euro V in bus company
Autor(es): MARTINS, Rafael
Orientador(es): PIERRE, Fernanda Cristina
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Transporte coletivo;Produção industrial
Data do documento: Mar-2013
Editor: 112
Referência Bibliográfica: MARTINS, Rafael. Avaliação da implantação da Euro V em uma empresa encarroçadora de ônibus, 2012. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Produção Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013
Resumo: A emissão de poluentes causada pelos veículos automotores é uma grande preocupação para a humanidade. No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou o Programa para Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), que tem como finalidade controlar a emissão de poluentes causados pelos gases desses veículos. Esse programa já está na sua fase nº 7, e tem como objetivo a implantação dos chassis com a tecnologia Euro V. A introdução desse novo tipo de chassi no mercado causa impactos nas encarroçadoras de ônibus e na sociedade em geral. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar de forma qualitativa como uma grande empresa encarroçadora de ônibus passou pela fase de implantação da Euro V. Como toda nova implantação tem seus problemas e dificuldades, a implantação no Brasil não seria diferente, porém após passada essa fase, o principal objetivo da norma foi cumprido, ou seja, a diminuição dos gases tóxicos para a atmosfera, garantindo a sustentabilidade e a tranquilidade para as futuras gerações.
Pollutant emission caused by motor vehicles is a major concern for humanity. In Brazil, the National Council of Environment (CONAMA) created the Program for Controlling Air Pollution caused by Motor Vehicles (PROCONVE), which aims at controlling the emission of polluting gases caused by vehicles. The program is already in its 7th phase, and aims at the development of chassis technology with Euro V. The introduction of this new type of chassis on the market can cause impacts on bus companies and in society in general. In this context, the aim of this study was to analyze qualitatively how a large bus company went through the deployment phase of Euro V. As any new deployment has its problems and difficulties, the implementation in Brazil would be no different, but after this phase, the main objective of the standard was fulfilled with the reduction of toxic gases into the atmosphere, ensuring sustainability and tranquility to future generations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20431
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