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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20352
Title: | Endomarketing: o endomarketing como ferramenta de motivação |
Authors: | TAVARES, Elizabeth Tavares OLIVEIRA, Lidiana A. Cabral CARVALHO, Natasha Silva |
Advisor: | SILVA, Cleiton de Andrade |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Endomarketing;Comunicação interna |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | 166 |
Citation: | TAVARES, Elizabeth Tavares; OLIVEIRA, Lidiana A. Cabral; CARVALHO, Natasha Silva. Endomarketing: o endomarketing como ferramenta de motivação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, Diadema, 2014 |
Abstract: | O Endomarketing é uma área nova na administração, que tem por objetivo adaptar o marketing tradicional para o uso interno das corporações, ou seja, nada mais é que um Marketing Interno. Ele surge como um importante elemento para criar uma ligação entre o cliente, o produto e o empregado, pois o marketing interno é uma visão do empregado como cliente e a visão de cargos como produtos, daí surge um
esforço maior para oferecer um produto interno que satisfaça os desejos e necessidades destes clientes, enquanto ao mesmo tempo vão à procura de alcançar os objetivos da organização, sendo assim responsáveis também pelo sucesso e estarão também preocupados com o seu desempenho.
A diferença do endomarketing para o marketing é que ele se destina ao público interno das organizações, focando nas necessidades especificas das pessoas e as atingindo pela comunicação de maneira direcionada.
Para a composição da política e dos planos do endomarketing, a área de Recursos Humanos fornece os elementos, e a partir de análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem o público interno, e com isso conseguem direcionar o endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.
Hoje em dia as empresas estão investindo muito em métodos para redução de custos, melhorias operacionais, qualidade, enfim, têm percebido que para continuar no mercado competitivo e globalizado, precisam obter vantagem competitiva.
Daí vem a questão: Como melhorar a competitividade das empresas através do Endomarketing?
A partir do momento que a empresa passa a investir no desenvolvimento e capacitação dos seus colaboradores com o auxílio deles mesmos em toda sua fase de elaboração, os empregados passam a se sentirem parte do processo e percebem as mudanças iniciais, consequentemente ao melhorar o nível de satisfação deles a empresa estará atualizando sua política de endomarketing. Assim, nos momentos de
crises, os investimentos poderão ser reduzidos, e os empregados apoiarão a empresa 4 nas decisões, pois ela é sempre valorizou o colaborador, e após a crise enquanto os concorrentes já demitiram e criaram um clima organizacional ruim, a sua empresa terá colaboradores motivados e empenhados na redução de custos. Para que isso não se altere durante este período de crise, as propostas dos empregados devem ser
incentivadas, gerando prêmios para aqueles que se destacarem e promoverem melhorias no ambiente de trabalho, que se traduzirem em redução de custos ou melhoria das condições de segurança.
Em suma a estratégia do endomarketing consiste em conhecer as potencialidades dos colaboradores, investir em capacitação, dando condições de crescimento profissional e pessoal, e então gerenciar os processos de melhorias operacionais.
Resultando em diminuição dos custos, melhoria do nível de satisfação dos colaboradores, melhoria da comunicação organizacional e da qualidade de vida, tanto dos empregados, quanto de seus dependentes. Com essa estratégia, a empresa fica em condições de realizar ajustes e manter-se competitiva, gerando resultados para todos. The Endomarketing is a new area in the administration, which aims to adapt traditional marketing for corporate internal use, in other words, is nothing more than an Internal Marketing. He emerges as an important element to create a link between the client, the product and the employee, because the internal marketing is a vision of the employee as a customer and the vision of positions such products, there arises a greater effort to provide an internal product satisfying the wants and needs of customers, while at the same time they go for achieving the goals of the organization and is also responsible for the success and thus are also worried about their performance. The difference between internal marketing to marketing is that it is intended to house public organizations, focusing on the specific needs of the people and by reaching a targeted way communication. For the composition of the policy and plans of internal marketing, the Human Resources provides the elements, and from detailed analysis of the formation, behavior and level of commitment of the people who make up the workforce, and thus can drive to endomarketing the achievement of expected results. Nowadays companies are investing heavily in methods to reduce costs, operational improvements, quality, finally, have realized that to continue in the competitive global market, they need to obtain competitive advantage. Hence the question: How to improve the competitiveness of enterprises through Endomarketing? From the moment that the company will invest in the development and training of its employees with the help of themselves throughout their preparation, employees begin to feel part of the process and realize the initial changes accordingly to improve the level of their satisfaction the company will be updating its policy of internal marketing. Thus, in times of crises, investments may be reduced, and employees will support the company in the decisions because she is always valued employee, and after the crisis while competitors have fired and created a poor organizational climate, 6 your company will motivated and committed employees to reduce costs. For it does not change during this period of crisis, the proposals of the employees should be encouraged, generating awards for those who excel and promote improvements in the work environment, which translate into reduced costs and improved safety conditions. In short the strategy of internal marketing is to understand the potential of employees, invest in training, giving conditions for professional and personal growth, and then manage the processes of operational improvements. Result in the reduced costs, improved level of employee satisfaction, improved organizational communication and the quality of life of both the employees as well as their dependents. With this strategy, the company is able to make adjustments and remain competitive, generating results for everyone. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20352 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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