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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20325
Título: | Análise do dimensionamento de uma praça de pedágio |
Autor(es): | ALVES, Nádia de Araújo |
Orientador(es): | OLIVEIRA, Paulo André de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Pedágios;Teoria das filas |
Data do documento: | Jul-2015 |
Editor: | 112 |
Referência Bibliográfica: | ALVES, Nádia de Araújo. Análise do dimensionamento de uma praça de pedágio, 2015. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015. |
Resumo: | Este trabalho buscou a elaboração de um procedimento que permitisse dimensionar o número de cabines de cobrança manuais necessárias para determinada praça de pedágio, maximizando a eficiência dos recursos empregados na operação e minimizando os efeitos negativos da cobrança manual. O número de cabines de cobrança manuais abertas deve propiciar uma boa relação entre a oferta e a demanda de serviço, mantendo níveis de serviço aceitáveis aos usuários. Os dados utilizados são provenientes de uma praça de pedágio localizada em Botucatu/SP. O método utilizado para realizar o estudo foi o de teoria das filas. Foi possível dimensionar o numero ideal de cabines abertas, em determinados horários, em um dia normal e em um dia véspera de feriado, conforme a intensidade do fluxo de tráfego. Conclui-se que a gestão de uma praça de pedágio ou mesmo de uma rodovia pode ser beneficiada por estudos de comportamento das filas dos veículos aumentando o conforto para o cliente da concessionária e reduzindo custos operacionais e de investimentos em infraestrutura. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20325 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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