Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20325
Título: Análise do dimensionamento de uma praça de pedágio
Autor(es): ALVES, Nádia de Araújo
Orientador(es): OLIVEIRA, Paulo André de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Pedágios;Teoria das filas
Data do documento: Jul-2015
Editor: 112
Referência Bibliográfica: ALVES, Nádia de Araújo. Análise do dimensionamento de uma praça de pedágio, 2015. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015.
Resumo: Este trabalho buscou a elaboração de um procedimento que permitisse dimensionar o número de cabines de cobrança manuais necessárias para determinada praça de pedágio, maximizando a eficiência dos recursos empregados na operação e minimizando os efeitos negativos da cobrança manual. O número de cabines de cobrança manuais abertas deve propiciar uma boa relação entre a oferta e a demanda de serviço, mantendo níveis de serviço aceitáveis aos usuários. Os dados utilizados são provenientes de uma praça de pedágio localizada em Botucatu/SP. O método utilizado para realizar o estudo foi o de teoria das filas. Foi possível dimensionar o numero ideal de cabines abertas, em determinados horários, em um dia normal e em um dia véspera de feriado, conforme a intensidade do fluxo de tráfego. Conclui-se que a gestão de uma praça de pedágio ou mesmo de uma rodovia pode ser beneficiada por estudos de comportamento das filas dos veículos aumentando o conforto para o cliente da concessionária e reduzindo custos operacionais e de investimentos em infraestrutura.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20325
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÁDIA DE ARAÚJO ALVES.pdfAnálise do dimensionamento de uma praça de pedágio599.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.