Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20160
Title: Endomarketing: como ferramenta de engajamento nas organizações
Other Titles: Endomarketing: as a tool for engagement in organizations
Authors: PARUSSULO, Karina Ferreira
Advisor: MARINI, Maria Helena Bernardo
type of document: Artigo científico
Keywords: Endomarketing;Motivação do empregado;Cultura organizacional
Issue Date: Nov-2023
Publisher: 175
Citation: PARUSSULO, Karina Ferreira. Endomarketing: como ferramenta de engajamento nas organizações. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2023.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo contextualizar o endomarketing e destacar sua importância para as organizações, e descrever como as ações do endomarketing podem impactar positivamente promovendo o engajamento dos colaboradores. Colocou-se o contexto que integra o ambiente corporativo e a importância do trabalhador junto as estratégias que dependem da comunicação interna. Em vista disso, pretendeu-se apontar o senso de pertencimento do ser humano, criando maior desempenho e contribuindo nos resultados positivos da empresa. Além disso, este trabalho buscou apresentar a principal finalidade do endomarketing dentro das organizações, considerando os seus propósitos, de acordo com o que é descrito pela literatura, e também destacando pela prática do mesmo, exemplificando em partes as áreas que fazem parte do assunto e a importância do tema. Ainda assim, contextualizar a gestão de pessoas e a cultura organizacional, ressaltando que são os elementos essenciais na gestão para implementar o endomarketing, pois são eles que determinam os fatores que demonstram a boa produtividade junto aos recursos e benefícios. Desta forma, buscou compreender as atividades que podem ser adotadas para que os colaboradores se sintam motivados e engajados. Este trabalho contou com metodologia descritiva e bibliográfica com perspectiva em outros autores que possuem suas obras relacionadas aos temas envolvidos. Com isso, aponta-se que para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores é necessário utilizar práticas de endomarketing.
The aim of this research was to highlight the importance of endomarketing for organizations, and to describe how endomarketing actions can be used and have a positive impact by promoting employee engagement. The context that integrates thecorporate environment and the importance of the worker in the strategies that depend on internal communication was placed. In view of this, the aim was to point out the human being's sense of belonging, creating greater performance and contributing to the company's positive results. In addition, this work sought to present the main purpose of endomarketing within organizations, considering its purposes, according to what is described in the literature, and also highlighting its practice, exemplifying in parts the areas that are part of the subject and the importance of the theme. It also contextualizes people management and organizational culture, highlighting that these are the essential elements in management for implementing endomarketing, as they determine the factors that demonstrate good productivity together with resources and benefits. In this way, it sought to understand the activities that can be adopted to make employees feel motivated and engaged. This study used a descriptive and bibliographical methodology with a perspective on other authors whose works are related to the themes involved. With this, it is pointed out that to promote the engagement and motivation of employees, it is necessary to use internal marketing practices.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20160
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2023_2_karinaferreiraparussulo_endomarketing.pdf
  Restricted Access
329.52 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.