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dc.contributor.advisorMORAES, Carla Aparecida Pedriali-
dc.contributor.authorCAMARGO, Tatiane Torres-
dc.contributor.otherLIMA, Gabriele Wander Ruas de-
dc.contributor.otherSIQUEIRA, Gonçalo-
dc.date.accessioned2024-06-19T16:36:25Z-
dc.date.available2024-06-19T16:36:25Z-
dc.date.issued2023-06-21-
dc.identifier.citationCAMARGO, Tataiane Camargo. Desenvolvimento de um sabonete em barra artesanal com um valor de mercado mais acessível, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Cosméticos) - Faculdade de Tecnologia de Diadema "Luigi Papaiz", Diadema, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/20069-
dc.description.abstractIntrodução: O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de cosméticos no mundo, sendo que o sabonete em barra é um dos produtos comumente utilizados nas residências brasileiras para limpeza corporal; mas, ao mesmo tempo, é um país em desenvolvimento que ainda tem grandes problemas na área sanitária, pois as parcelas mais necessitadas da população enfrentam dificuldades, principalmente econômicas, para obter bons produtos de higiene pessoal. Objetivo: Elaboração de um novo sabonete em barra, com valor de mercado mais acessível, para limpeza durante o banho, voltado tanto para a higiene corporal quanto para o bem-estar do consumidor, incorporando diferentes ingredientes e tecnologias ao processo de pesquisa e produção. Material e métodos: Foram desenvolvidas 4 formulações em barra utilizando diferentes bases e tensoativos, pelo processo a quente. Resultados e Conclusão: Das 04 formulações desenvolvidas, 02 atenderam parcialmente ao que foi proposto no projeto, ambas trazendo hidratação, sendo de fácil enxágue e durável. Entretanto, o custo da produção e preço final ao consumidor ficaram muito acima do esperado, não sendo indicado para aquisição para um público de faixas mais carentes da população.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Brazil is the 4th largest cosmetics consumer market in the world, where the bar soap is one of the products commonly used in Brazilian homes for body cleaning, but at the same time, it is a developing country that still has major problems in the sanitary area, where the neediest portions of the population face difficulties, mainly economic, to obtain good personal hygiene products. Objective: To develop a new bar soap, with a more accessible market value, for cleaning during bathing, aimed at both body hygiene and consumer well being, by incorporating different ingredients and technologies to the research and production process. Material and Methods: Four bar formulations were developed using different bases and surfactants, by the hot process. Results and Conclusion: From the four formulations developed, two partially met what was proposed in the project, both brought hydration, being easy to rinse and durable. However, the production cost and closing price to the consumer were much higher than expected, not being indicated for acquisition for a public from more needy segments of the population.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Cosméticospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher217pt_BR
dc.subjectSabão - fabricaçãopt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectTensoativospt_BR
dc.subject.otherProdução Industrialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sabonete em barra artesanal com um valor de mercado mais acessívelpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a handmade bar soap with a more accessible market valuept_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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