Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19916
Título: Logística reversa de garrafas PET - uma inovação no processo produtivo visando o crescimento sustentável, a preservação dos recursos naturais no meio ambiente e o consumo consciente
Autor(es): LIMA, Thiago Rogério de
Orientador(es): VENDRAMETTO, Larissa Lenharo
Tipo documental: Projeto de pesquisa
Palavras-chave: Embalagens;Sustentabilidade
Data do documento: Jun-2014
Editor: 112
Referência Bibliográfica: LIMA, Thiago Rogério de. Logística reversa de garrafas PET - uma inovação no processo produtivo visando o crescimento sustentável, a preservação dos recursos naturais no meio ambiente e o consumo consciente, 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014.
Resumo: A Logística Reversa fundamenta-se principalmente no processo de planejamento, implementação, reutilização de produtos e materiais, processamento de produtos e/ou peças usadas a fim de assegurar uma recuperação sustentável, amigável ao meio ambiente, que retornam à empresa por algum motivo, sejam eles devoluções de clientes, retorno de embalagens, produtos e materiais, ou para atender à legislação. Porém, como é uma área que normalmente não envolve lucro - ao contrário, apenas custos - muitas empresas não lhe dão a mesma atenção que ao fluxo de saída normal de produtos, ou seja, não se preocupam com o retorno dos materiais que colocam no mercado. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manuseio inadequado dos resíduos sólidos, prevendo a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização dos resíduos sólidos, e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos. Esta pesquisa busca entender a concepção do consumidor sobre o consumo do refrigerante Coca-Cola em embalagens retornáveis, entendendo sua relação com o tema sustentabilidade. Para tanto, o estudo foi fundamentado sobre uma pesquisa com fins a construir um perfil de consumo a fim de propor uma sustentação teórica à hipótese, que tem em vista a praticidade e comodidade dos consumidores de refrigerantes, sendo realizada uma pesquisa quantitativa, onde foi aplicado um questionário, de forma aleatória, em supermercados localizados no município de Botucatu/SP, Brasil. Concluiu-se que são necessários outros estímulos, além da consciência acerca da preservação do meio-ambiente e, consequentemente da sustentabilidade, para optar pelo refrigerante retornável, já que o hábito de guardar os cascos vazios do refrigerante consumido não é mais tão comum.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19916
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO ROGÉRIO DE LIMA.pdf
  Restricted Access
Logística reversa de garrafas PET - uma inovação no processo produtivo visando o crescimento sustentável, a preservação dos recursos naturais no meio ambiente e o consumo consciente678.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.