Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19901
Título: Comportamento da cana-de-açúcar quando influenciada pelos estressares bióticos: broca-da-cana e cigarrinha-das-raízes
Autor(es): VIANA, Charlene Raquel de Almeida
Orientador(es): VIANA, Ronaldo da Silva
Outro(s) contribuidor(es): NEGRO, Sérgio Ricardo Lima
GANDOLFI, Marcos Vinícius Calvacanti
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Cigarrinhas;Pragas de plantas
Data do documento: 2012
Editor: 177
Referência Bibliográfica: VIANA, Charlene Raquel de Almeida. Comportamento de cana-de-açucar quando influenciada pelos estressores bióticos: broca-de-cana e cigarrinha-das-raízes. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em biocombustíveis) Fatec Araçatuba - Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado, Araçatuba, 2012.
Resumo: As plantas necessitam se defender continuamente do ataque de agentes biológicos de estresses ambientais. A broca-de-cana ( Diatrea saccharlis) e a cigarrinha-das-raizes (Mahanarva fimbriolata) são consideradas importantes pragas na cultura da cana-de-açucar. Os danos causados por esses insetos são significativos por reduzir drasticamente a produtividade da cultura. No entanto, as resppostas da planta induzidas por esses stresses de agentes bióticos, assim como seus efeitos na qualidade da matéria prima não estão completamente conhecidos. Portanto, a presente revisão objetivou apresentar alguns dos efeitos de estressores em mecanismos de defesa da cana-de-açúcar contra patógenos, bem como analisar as possíveis consequências na qualidade da matéria prima. Concluiu-se que foram relatados vários tipos de defesas das plantas em resposta a esses agentes estressores, que podem ocasionar a redução na produtividade da lavoura de cana-de-açúcar.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19901
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.