Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19899
Título: Germinação do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em solo proveniente de monocultura de cana-de-açúcar com inoculação de rizobactérias (RPCP)
Autor(es): GARCIA, Ariane Regina Lopes Garcia
Orientador(es): GUERREIRO, Renato Tadeu
Outro(s) contribuidor(es): PEREIRA, Valéria Garcia
BASSETO, Marco Antonio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sorgo açucareiro;Cana-de-açúcar
Data do documento: 2012
Editor: 177
Referência Bibliográfica: GARCIA, Ariane Regina Lopes. Germinação do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) em solo proveniente de monocultura de cana-de-açúcar com inoculação de rizobactérias. 2012. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em biocombustíveis) Fatec Araçatuba - Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado, Araçatuba, 2012.
Resumo: O sorgo é uma gramínea cultivada em várias regiões do mundo objetivando a produção de grãos. Recentemente, maior importância vem sendo dada ao sorgo sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) como uma alternativa para obtenção de açúcar em seus colmos. Rizobactérias são bactérias colonizadoras de raízes que formam uma relação simbiótica com muitos vegetais. Neste trabalho, foi avaliado o efeito da aplicação de rizobactérias no crescimento e na produtividade do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench). A aplicação foi realizada na Estufa de Plantas da Fatec, em Araçatuba/SP, no ano de 2012. O delineamento experimental, foi feito utilizando-se rizobactérias isoladamente nas sementes ou em mistura, juntamente com testemunhas não tratadas. Plantas que ganharam os tratamentos com rizobactérias tiveram melhor rendimento de crescimento e produtividade em relação às testemunhas, os solos de monocultura da cana-de-açúcar não apresentaram presença de rizobactérias
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19899
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.