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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19864
Título: | Relação entre a qualidade do serviço de internet e interrupções em partidas de jogos online |
Título(s) alternativo(s): | Relationship between the quality of internet service and interruptions in online game matches |
Autor(es): | LOPES, Matheus Guazzi |
Orientador(es): | SILVA, André Luiz |
Outro(s) contribuidor(es): | GOMES, José William Pinto MUNHOZ, Michel Moron |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos de computador;Análise de dados;Infraestrutura |
Data do documento: | 18-Jun-2021 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | LOPES, Matheus Guazzi. Relação entre a qualidade do serviço de internet e interrupções em partidas de jogos online, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021. |
Resumo: | Na atualidade existe uma alta demanda por conectar as pessoas de várias maneiras, entre elas estão os jogos online, que fazem parte da vida de muitos jovens e adultos. Essa demanda gera a necessidade por melhorias contínuas na infraestrutura dos provedores de Internet e otimização dos servidores dos jogos, para que a conexão permaneça estável durante as partidas. Jogos online funcionam a partir da premissa de que todos os jogadores em uma partida tenham a mesma chance de alcançar a vitória e, por isso, é importante entregar a melhor experiência para cada jogador, mas ainda assim muitos jogadores enfrentam problemas como a alta latência, o que tornam as partidas desiguais. O objetivo desse trabalho é entender como funcionam os jogos online e buscar uma relação entre a qualidade do serviço oferecido pelas prestadoras de serviço de internet e a qualidade da conexão com os servidores em jogos online. Esta pesquisa é de caráter experimental, que consiste em determinar uma ferramenta de medição e coleta dos dados de rede para os testes e análise dos dados gerados. Para isso, um computador com acesso à Internet, foi utilizado. A análise dos dados coletados foi feita manualmente, até alcançar um resultado satisfatório, visando buscar respostas para as principais causas de problemas de conexão em jogos online. Os resultados foram satisfatórios mesmo não sendo executado como planejado inicialmente devido às circunstâncias vividas durante o ano de 2021. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19864 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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