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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19843
Título: | O marketing verde no meio organizacional – Aplicação real ou cortina de fumaça? |
Autor(es): | MARCONDES, Kauane Antunes OLIVEIRA, Laisla Stephanie de AGUIAR, Laura Prestes CLAUDIO, Lavínia Dias |
Orientador(es): | RAMOS, Joseane Feuzicaua |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Sustentabilidade |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | 261 |
Referência Bibliográfica: | MARCONDES, Kauane Antunes; OLIVEIRA, Laisla Stephanie de; AGUIAR, Laura Prestes; CLAUDIO, Lavínia Dias. O marketing verde no meio organizacional – Aplicação real ou cortina de fumaça?, 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Darcy Pereira de Moraes, Itapetininga, 2023. |
Resumo: | Com o atual cenário global direcionado à preocupação ambiental, as empresas
passaram a desenvolver estratégias da imagem da marca para suprir essa
necessidade e, acima de tudo, obter lucro a partir de tal. O presente trabalho tem
como objetivo analisar e refletir sobre um aspecto particular da implementação do
Greenwashing, isto é, seu propósito como uma ferramenta das corporações para
atrair consumidores, manipulando informações sobre seu compromisso ambiental,
utilizando como base o marketing empresarial. Diante disso, evidencia-se que os
consumidores muitas vezes têm dificuldade em distinguir empresas genuinamente
responsáveis, o que destaca a sustentabilidade como um fator de competitividade no
mercado e promove o "Greenwashing", através de alegações falsas de
responsabilidade ecológica e propaganda persuasiva, como parte da adaptação
mercadológica devido à crescente demanda por empresas associadas à causa
ambiental. Para tanto, identifica-se, também, uma abordagem exemplificativa sobre
o caso da empresa Monsanto para que, dessa forma, haja uma compreensão da
realidade por trás da aplicação e dos efeitos negativos no meio socioambiental
ocasionados pelo marketing verde ilusório.
PALAVRAS-CHAVE: imagem da marca; sustentabilidade; greenwashing. ABSTRACT With the current global scenario focused on environmental concerns, companies have started to develop brand image strategies to meet this need and, above all, make a profit from it. This paper aims to analyze and reflect on a particular aspect of the implementation of Greenwashing, that is, its purpose as a tool for corporations to attract consumers by manipulating information about their environmental commitment, using corporate marketing as a basis. This highlights sustainability as a competitive factor in the market and promotes "Greenwashing", through false claims of ecological responsibility and persuasive advertising, as part of the market adaptation due to the growing demand for companies associated with the environmental cause. To this end, an exemplary approach to the case of Monsanto is also identified, so that there is an understanding of the reality behind the application and negative effects on the socio-environmental environment caused by illusory green marketing. KEYWORDS: brand image; sustainability; greenwashing. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19843 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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