Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19834
Título: Chorume produzido a partir da compostagem e sua utilização como biofertilizante na germinação de sementes
Título(s) alternativo(s): Manure produced from composting and its use as a biofertilizer for seed germination
Autor(es): FUKAI, Felipe Eiji Santana
DOURADO, Nayara Gabriely
NEVES, Thalita Vicente das
Orientador(es): RIBEIRO, Marcos Augusto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Compostagem;Tecnologia de fertilizantes;Agricultura
Data do documento: Jun-2015
Editor: 165
Referência Bibliográfica: FUKAI, Felipe Eiji Santana; DOURADO, Nayara Gabriely; NEVES, Thalita Vicente das. Chorume produzido a partir da compostagem e sua utilização como biofertilizante na germinação de sementes, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Meio Ambiente) – Escola Técnica de Araçatuba, Araçatuba, 2015.
Resumo: Na sociedade atual é cada vez mais discutida a questão do lixo nas grandes cidades, pois a cada dia é gerado mais e mais lixo, tendo isso em mente o projeto visa obter um destino para o lixo orgânico gerado nas cidades e usá-lo como substituto do adubo químico. Essa é uma ideia muito boa e tem uma alta viabilidade, pois pode acabar com dois grandes problemas, a contaminação de corpos hídricos e do solo por adubos químicos e o grande problema do lixo nas cidades. Para tal é necessário que o governo incentive os agricultores a optar pelo adubo orgânico e a construção de composteiras para produção do mesmo, pois assim eles mesmos produziriam seu adubo de forma natural sem agredir o meio ambiente. Fazer uma compostagem caseira é bem simples, basta a pessoa ter um balde grande, uma bacia menor, minhocas, terra, lixo orgânico e lixo seco (folhas secas por exemplo) Infelizmente esse método contém algumas desvantagens, a principal delas é o tempo necessário para se obter o composto a ser usado como adubo, pois as bactérias e outros organismos demoram um certo tempo para decompor o lixo orgânico. Atualmente já se utiliza compostos orgânicos para a adubação nas lavouras, mas esse número ainda é muito pequeno e sua produção tem um custo elevado, pois os métodos de produção são totalmente adaptados para esse tipo de produção e a quantidade de alimento produzido é bem inferior ao das práticas convencionais, por isso seu preço é mais elevado
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19834
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.