Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1981
Título: Aquaponia comercial no Brasil
Título(s) alternativo(s): Commercial aquaponics in Brazil
Autor(es): WAKISAKA, Fábio
Orientador(es): CABRINI, Sérgio Luiz
Outro(s) contribuidor(es): POMPEU, Ricardo Bertoni
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aquaponia
Data do documento: 9-Dez-2017
Editor: 004
Referência Bibliográfica: WAKISAKA, Fabio. Aquaponia comercial no Brasil, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial EAD) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017
Resumo: Aquaponia, ou o cultivo integrado de peixes e plantas na água (sem a utilização de terra), é uma forma econômica, sustentável, e de alta produtividade. Em um ambiente simbiótico (equilibrado), os dejetos dos peixes são reutilizados como fertilizantes das plantas. As plantas, por sua vez, limpam a água através de suas raízes, absorvendo os componentes tóxicos para os peixes. A aquaponia é comumente praticada como hobby, em sistemas pequenos, familiares. No Brasil, ainda é incipiente o estudo de modelos comerciais. Entendese por aquaponia comercial a produção, tanto de peixes como de plantas, em escala comercial. Propõe-se, dessa forma, o estudo de viabilidade para a implementação de sistemas comerciais de aquaponia, que atendam demandas consideráveis, dimensionadas de forma robusta. Sistemas de aquaponia comercial podem ser implantados de forma produtiva nas mais variadas regiões e condições climáticas. Por se tratar de um sistema com economia de até 90% de água (BRSĆAN, 2015), se comparado à agricultura tradicional, e controlado, podendo ser cultivado em estufas, a aquaponia se destaca como alternativa viável à agricultura tradicional. Espera-se, dessa forma, com a definição de um modelo e plano de negócios fundamentado, lucro advindo da comercialização de plantas orgânicas (sem utilização de agrotóxicos). Considera-se ainda, como complemento à atividade principal, a comercialização de peixes (ornamentais ou para consumo), bem como a divulgação dos conhecimentos através de palestras/cursos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1981
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20172S_WAKISAKAFabio_OD0332.pdf
  Restricted Access
744.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.