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Título: A figura feminina na moda e a II Guerra Mundial
Título(s) alternativo(s): The fashionable female figure and World War II
Autor(es): MARTINS, Maurício Ferreira
Orientador(es): CRUZ, Maria Alice Ximenes
Outro(s) contribuidor(es): CRUZ, Benedito Aparecido
SOUZA, Luciana Ramos de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Moda
Data do documento: 15-Dez-2017
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MARTINS, Mauricio Ferreira. A figura feminina na moda e a II Guerra Mundial, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2017
Resumo: A Segunda Guerra Mundial transformou drasticamente a Europa nos anos 40, o cotidiano das pessoas foi alterado, a guerra fez com que a as famílias europeias mudassem seu estilo de vida em muitos aspectos, a sua alimentação torna-se mais limitada já que não havia o comércio de alimentos, os meios de comunicação e de transporte também foram afetados pela guerra. A moda não ficou diferente nesse cenário. Paris, que até então, era referência criativa na moda mundial viu-se invadida e ateliês foram fechados, estilistas tiveram que ausentar-se de suas lojas. As pessoas sem opção de se vestirem conforme gostariam, eram obrigadas a se adaptar a situação, os trajes ficaram mais “masculinizados” com uma tendência quase exclusiva de apelo militar a sobriedade, a simplicidade toma conta da moda durante a guerra. Após a libertação da França, Paris tenta retomar seu posto de capital da moda e a tendência é resgatar o feminino que se perdeu nos anos de guerra. Além disso, o papel da mulher já é outro depois da guerra, ela ganha espaço na sociedade em diversos aspectos sociais antes machistas e toma para si o uso da calça que antes da guerra era quase que exclusivamente masculino
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1976
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