Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19727
Título: Produção de biogás a partir da fermentação de excedente de merenda escolar para substituição do Gás Liquefeito de Petróleo: uma projeção
Autor(es): FAZOLO, Débora
Orientador(es): BRANDÃO, Lucinda Giampietro
Outro(s) contribuidor(es): MELO, Sandra Maria de
CHAVES NETO, Antônio Hernandes Chaves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Biogás;Resíduos urbanos
Data do documento: 2011
Editor: 177
Referência Bibliográfica: FAZOLO, Débora. Produção de biogás a partir da fermentação de excedente de merenda escolar para substituição do Gás Liquefeito de Petróleo: uma projeção. 2011. Trabalho de Graduação (Tecnólogo em biocombustíveis) - Fatec Araçatuba - Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado, Araçatuba, 2011.
Resumo: É necessário ter, à disposição, substitutos para os combustíveis fósseis, pois além de estar previsto que as reservas de petróleo suprirão as necessidades atuais apenas por mais um período de meio século, os gases resultantes da sua combustão juntamente com outros gases resultantes da ação antropogênica possuem grande potencial poluidor. O que atualmente também é um problema ambiental, os resíduos domésticos como as sobras de comidas, podem ser utilizados como biomassa para a produção de biogás que é uma fonte renovável de energia. Segundo os dados teóricos, cada unidade de massa de peso seco da matéria orgânica forma uma proporção de 0,9026m³ de biogás, o qual possui uma variação entre 5.500 e 12.500 kcal de poder calorífico. As estimativas foram feitas considerando o ambiente de uma cozinha de uma Instituição que fornece em média 320 refeições diárias onde se utilizam em torno 180 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) mensais, através da biodigestão de 6 kg de merenda escolar não consumida juntamente com os resíduos orgânicos proveniente de sua preparação, que são considerados resíduos orgânicos urbanos. Sendo assim, a formação de biogás alcançaria em torno de 17,59% da quantidade de energia fornecida pelo combustível convencional, o GLP.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19727
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIO0019.pdf
  Restricted Access
1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.