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Title: O uso de advergames como propaganda para o público infantil
Other Titles: The use of advergames as advertising for children
Authors: THEODORO, Danillo Henrique Ferreira
Advisor: BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello
Other contributor: SAÉS, Maria Elizete Luz
ANDRADE, Kleber de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Jogos eletrônicos;Propaganda e publicidade
Issue Date: 8-Dec-2016
Publisher: 004
Citation: THEODORO, Danillo Henrique Ferreira. O uso de advergames como propaganda para o público infantil, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016
Abstract: Advergames (forma de publicidade através de um jogo), são uma nova constante na indústria de jogos e estão cada vez mais comuns, pois muitas empresas usam suas capacidades de entretenimento para divulgar seu produto de forma mais sutil. Na medida que esse mercado cresce, ele começa a abranger também ao público infantil, que é um dos maiores alvos de propaganda geral. Diante desse contexto, este trabalho tem o intuito de analisar a estrutura básica de produção de tais jogos, em especial para atrair o público na faixa de cinco a oito anos de idade, que seriam as crianças que estão em início de alfabetização. Para a análise foram escolhidos três jogos, cada um representando uma época diferente, ou seja, Pepsi Invaders, um jogo da Coca-Cola de 1983 que foi criado como uma modificação do jogo Space Invaders, em seguida será analisado o jogo Pepsiman da produtora japonesa Kid, lançado em 1999, seguido do jogo Faça Cesta, disponibilizado no site brasileiro da empresa Kellogg’s em 2016. Os resultados do trabalho mostraram que os advergames estudados influenciam as crianças a consumirem os produtos de suas respectivas marcas.
Advergames (form of advertising through a game) are a new constant in the gaming industry and are increasingly common as many companies use their entertainment capabilities to advertise their product more subtly. As that market grows, it also begins to target children, which is one of the biggest targets of general advertising. In view of this context, this work aims to analyze the basic structure of production of such games, especially to attract the public in the range of five to eight years of age, which would be children who are in early literacy. For the analysis were chosen three games, each representing a different era, ie Pepsi Invaders, a 1983 Coca-Cola game that was created as a modification of the game Space Invaders, then will be analyzed the Japanese producer Pepsiman game Kid, released in 1999, followed by the Make Basket game, available on Kellogg's Brazilian site in 2016. The results of the study showed that the advergames studied influenced children to consume the products of their respective brands.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/197
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