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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19677
Título: | Artigo endomarketing de dentro para fora. |
Título(s) alternativo(s): | Internal marketing article from the inside out. |
Autor(es): | COSTA, Leonardo Henrique SILVA, Manuelle Costa Rodrigues da FRANCO, Thiago Lucas de Estefani SILVA, Victor Haryson de Souza |
Orientador(es): | SOARES, Ricardo Antônio Leal |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Endomarketing;Marketing;Integração;Informação;Motivação |
Data do documento: | Dez-2019 |
Editor: | 138 |
Referência Bibliográfica: | COSTA, Leonardo Henrique; SILVA, Manuelle Costa Rodrigues da; FRANCO, Thiago Lucas de Estefani; SILVA, Victor Haryson de Souza, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2019. |
Resumo: | A velha estratégia de marketing tradicional que as empresas costumavam
praticar já não traz mais os mesmos resultados como trazia a décadas atrás. O foco
somente no cliente externo da empresa já não é mais uma estratégia interessante,
pois as pessoas estão ganhando cada vez mais espaço dentre as empresas, a
ferramenta da vez não é só marketing, agora é também o endomarketing. Se trata
de marketing voltado para dentro da empresa, para o ambiente, para as pessoas. O
endomarketing é sustentado por três pilares básicos, que são: a informação,
integração e motivação. Uma má comunicação é algo que pode acabar com
qualquer negócio, agora altos níveis de comunicação abrem portas e unificam as
pessoas, que consequentemente aumenta os níveis de integração, todos começam
a caminhar em uma direção só. Já a motivação é algo que vem para dar um
incentivo a mais às pessoas. Vale ressaltar que, assim como as empresas podem
ter uma imagem externa, elas também podem fazer isso internamente, adquirir um
posicionamento. Trabalhar um conceito interno junto de seus funcionários,
Endomarketing se trata de uma ferramenta muito ampla, que pode ser utilizada de
muitos modos diferentes. Cabe a cada gestor utilizar de sua própria maneira,
implantar planos estratégicos de endomarketing da maneira que for mais viável. E
sempre acompanhar The old traditional marketing strategy that companies used to practice no longer yields the same results as it did decades ago. Focusing only on the company's external customer is no longer an interesting strategy, as people are gaining more and more space among companies, the tool of the time is not just marketing, now it is also endomarketing. It's about in-company marketing, the environment, the people. Endomarketing is supported by three basic pillars: information, integration and motivation. Poor communication is something that can end any business, now high levels of communication open doors and unify people, which consequently increases the levels of integration, everyone starts moving in one direction. Motivation, on the other hand, comes as an incentive for people. It is noteworthy that, just as companies can have an external image, they can also do this internally, acquire a positioning. Work an internal concept with your employees, Endomarketing is a very broad tool that can be used in many different ways. It is up to each manager to use their own way to implement strategic internal marketing plans in the way that is most feasible. And always track and measure results, updating and changing as needed. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19677 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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