Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19510
Título: Repensando o Isopor: investigando a consciência e as barreiras da população de Cubatão-SP em relação à destinação adequada do poliestireno expandido
Autor(es): SILVA, Caio Brandão Freire da
KAZIMIERZ, Carlos Eduardo Anhas
NASCIMENTO, Kauê da Silva
CASTRO, Raissa Ferreira de
GUEDES, Riquelme de Morais
Orientador(es): SANTOS, Andrea Cristina dos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística;Logística reversa;Consumo;Descarte de materiais;Isopor
Data do documento: 1-Nov-2023
Editor: 181
Referência Bibliográfica: SILVA, Caio Brandão Freire da et al. Repensando o Isopor: investigando a consciência e as barreiras da população de Cubatão-SP em relação à destinação adequada do poliestireno expandido. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2023.
Resumo: Esta pesquisa abrange a situação da logística reversa pós-consumo do material Poliestireno Expandido (EPS) no bairro Jardim Nova República da cidade de Cubatão-SP. Sob esse viés, o presente artigo objetivou-se em analisar a conduta dos moradores do bairro no tocante ao descarte dos resíduos do material. O Poliestireno Expandido (EPS), também conhecido como Isopor, é um material com variadas aplicações. Devido sua versatilidade, ele é amplamente utilizado em diversos campos da logística, tais como as atividades de apoio, sendo elas o processamento de informação e o manuseio de embalagens. Além do EPS possuir relação com setores logísticos, ele também impacta diretamente no ambiente e na sociedade em que está presente. Apesar de ser 100% reciclável, observou-se possíveis empecilhos para que os resíduos do elemento em questão fossem descartados adequadamente. A pesquisa teve como método científico o estudo de caso, o qual baseia-se na coleta de dados por intermédio de acontecimentos reais. Para efetuar o estudo, foram obtidas informações relevantes por meio de formulários aplicados aos residentes e às microempresas do bairro delimitado. Em decorrência dos procedimentos metodológicos, obteve-se resultados referentes aos desafios da logística reversa do Poliestireno Expandido (EPS), logo após, discutiu-se as questões voltadas às possíveis propostas de intervenção. A pesquisa fornece informações para entender e resolver os problemas relacionados ao descarte do Poliestireno Expandido (EPS) e destaca a necessidade de conscientização e de estratégias para melhorar a logística reversa desse material poluente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19510
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
etimlog_2023_brandao_repensando-o-isopor.pdfRepensando o Isopor: investigando a consciência e as barreiras da população de Cubatão-SP em relação à destinação adequada do poliestireno expandido542.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.