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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19413
Título: | O papel do técnico em enfermagem frente ao método canguru |
Autor(es): | NUNES, Cristiany Camargo DIAS, Elizama Rodrigues de Sales SANTOS, Josiane Andrade dos FROEDE, Maria Alice NERIS, Maria Carolina Moreira CHAGAS, Tamiris Rodrigues das |
Orientador(es): | SANTOS, Sandra Manoela de Almeida dos |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Enfermagem;Bebês;Aleitamento materno;Relações familiares |
Data do documento: | Jun-2023 |
Editor: | 117 |
Referência Bibliográfica: | NUNES, Cristiany Camargo. et al. O papel do técnico em enfermagem frente ao método canguru. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem). Etec Prof. Dr. José Dagnoni, Santa Bárbara d'Oeste, 2023. |
Resumo: | Devido um índice elevado de recém-nascidos pré-termos no Brasil e no mundo, faz-se necessário ações de promoção à saúde. O método canguru é implantado como uma alternativa no cuidado intensivo e possibilita ao binômio (mãe/pai e recém nascido) envolto através de uma faixa na posição vertical e do contato pele a pele, desenvolver laços afetivos e promover a saúde e bem-estar de ambos. Essa técnica é indicada para recém-nascidos prematuros, é utilizado por muitos países em desenvolvimento, devido baixo custo e é comprovado sua eficácia cientificamente. Além de criar estímulos para o desenvolvimento do bebê, ajuda no ganho de peso, aumento da imunidade, estabilidade térmica e dos sinais vitais e também promove o aleitamento materno. A enfermagem tem o papel de mediadora nos cuidados com o recém-nascido e familiares, daí a importância de promover ações e orientações para que os pais consigam participar de forma ativa e segura deste processo de tratamento e recuperação através do método. O método canguru trata-se de uma atenção humanizada ao recém-nascido prematuro, no qual é indefeso e dependente de ações e estímulos para sua sobrevivência, nos quais os profissionais de enfermagem podem e devem intervir. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19413 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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