Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19287
Título: Uma análise da seleção de resíduos sólidos com potencial para reciclagem na área de saúde
Autor(es): DOMINGUES, Claudinei
Orientador(es): OLIVEIRA, Paulo André de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação ambiental;Logística reversa
Data do documento: Jun-2013
Editor: 112
Referência Bibliográfica: DOMINGUES, Claudinei. Uma análise da seleção de resíduos sólidos com potencial para reciclagem na área de saúde, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013.
Resumo: A Separação correta dos resíduos sólidos da área de saúde reduz riscos de contaminação do meio ambiente e do trabalhador e ainda colabora com os setores da comunidade que sobrevive da reciclagem de materiais. O uso do forno incinerador aliado à falta de descarte seletivo na origem vem causando a queima de muitos materiais com potencial para reciclagem. O objetivo do estudo é comprovar que apesar de um hospital ou indústria possuir um forno incinerador, é necessário ter uma separação dos materiais após sua utilização, pois a longo prazo grande quantidade de material que poderia ser reciclado acaba sendo queimado ou levado para o aterro municipal. Por meio da observação, entrevistas com funcionários, levantamento de dados junto à supervisão da UNESP e da Cooperativa de catadores e registro por fotos, foram feitas a identificação, pesagem e estimativa da quantidade de material que esta deixando de ser reciclada em 1 ano. Os resultados mostram que materiais que são utilizados nos setores administrativos e acadêmicos que originalmente não estão contaminados acabam sendo descartados junto com materiais contaminados e por fim enviados ao forno incinerador ou aterro. Foi realizada a pesagem de 20 sacos durante 1 semana, esses sacos contendo materiais que seriam levados ao forno incinerador e aterro municipal, posteriormente abertos 02 sacos ao dia e separados os materiais que podem ser reciclados, sendo assim foi constatado por meio de amostragem que parte é de papel e papelão, vidro, plástico e latas de refrigerante. Baseados nas observações e resultados fica evidente que a falta de conscientização ambiental, aplicação dos conceitos de logística reversa, tem impedido o crescimento da quantidade de materiais reciclados oriundos da área de saúde, pois ficou comprovado que em 1 ano estão deixados de ir para a reciclagem aproximadamente 63 toneladas de material divididos entre papel, plástico e vidro, ou seja, colaborando para a poluição atmosférica, sendo que tinham um grande potencial para o reaproveitamento e a colaboração com a sustentabilidade do planeta.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19287
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDINEI DOMINGUES.pdf
  Restricted Access
Uma análise da seleção de resíduos sólidos com potencial para reciclagem na área de saúde914.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.