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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19156
Título: | Projeto Helenos |
Título(s) alternativo(s): | Helenos Project |
Autor(es): | QUADRINI, Leonardo Linares Benetti AOKI, Lucas Yukio Nakazone PALMA, Luiz Henrique Silva BORACCHI, Mateus Felix ARAGAKI, Gustavo Kazuhiro Shibata SASSO, Marco Antonio de Holanda GOUVEIA, Samir Leno dos Santos SANTOS, Vitor Leite dos |
Orientador(es): | TOMAZ, Jesus Marcos |
Outro(s) contribuidor(es): | ESTEVO, Isis De Oliveira Campos |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Jogos;Jogos de computador |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | 205 |
Referência Bibliográfica: | QUADRINI, Leonardo Linares Benetti et al. Projeto Helenos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Jogos Digitais) - ETEC de Heliópolis, São Paulo, 2023. |
Resumo: | O projeto Helenos, uma colaboração com a sala de Design de Interiores, é composto por
dois grupos: Atenas e Esparta, com o intuito de produzir o jogo O Totem junto com a sala de
Design de Interiores com a colaboração do grupo composto por Jessica Oliveira, Melissa
Siciliano, Rafaela Gomes, que irão promover o jogo O Totem, dentro do espaço proporcionado
pelo projeto Café VanBook.
Concordamos em utilizar o estilo artístico de Van Gogh, que é o pós-impressionismo,
um gênero da arte que expressa sentimentos na qual valorizam emoções e sensações. Além de
seu estilo artístico, nos inspiramos em sua biografia, em seus quadros e seu estado mental. Van
Gogh passava por dificuldades assim como Henri, o protagonista de nosso projeto; O Totem é
um jogo ambientado no interior do sul do Brasil, sendo Henri, um garoto de 16 anos, o
personagem principal da nossa história. O jogo conta a história de seu dilema, onde por um lado
pode escolher seu sonho de ser um artista, sendo apoiado por sua melhor amiga, Samantha,
outro lado, pode escolher o caminho seguro, onde vai ter um trabalho comum, sendo apoiado
pelo seu pai. Essa história contar a trajetória de como Henri enfrentará uma jornada de
autodescobrimento, conhecendo mais de si mesmo, e entendendo que não dá para fugir de seus
problemas para sempre; O diferencial mais notável do jogo reside em sua arte, que é também
seu maior trunfo. A representação visual é uma fiel interpretação dos pensamentos do
personagem principal, evidente nas cores, estética e cenários apresentados. A trilha sonora
complementa perfeitamente o ambiente, proporcionando uma imersão profunda que transporta
o jogador para dentro da experiência de jogo. Os minigames são variados, evitando a monotonia
e mantendo o interesse do jogador; Com muita pesquisa sobre ansiedade percebemos que o
índice de pessoas com problemas emocionais vem aumentando conforme o tempo, e decidimos
criar O Totem, um jogo no qual tentaremos ajudar a mostrar alguns caminhos de como lidar
com os sentimentos; A mensagem na qual queremos passar com nosso projeto, O Totem, é que
devemos valorizar nossos sentimentos, parar um pouco e pensar sobre qual será o melhor
caminho para nossas vidas, queremos que nosso público tenha grandes experiências, e tenha
conhecimento de que todos têm uma oportunidade de conhecer algo incrível.
Palavras-Chave: Jogos, Videogames; Van Gogh The Helenos project, a collaboration with the Interior Design classroom, is made up of two groups: Athens and Sparta, with the aim of producing the game O Totem together with the Interior Design classroom with the collaboration of the group made up of Jessica Oliveira, Melissa Siciliano, Rafaela Gomes, who will promote the game O Totem, within the space provided by the Café VanBook project; We agreed to use Van Gogh's artistic style, which is post-impressionism, a genre of art that expresses feelings in which emotions and sensations are valued. As well as his artistic style, we were inspired by his biography, his paintings, and his mental state. Van Gogh was going through difficulties just like Henri, the protagonist of our project; O Totem is a game set in the countryside of southern Brazil, with Henri, a 16-year-old boy, as the main character in our story. The game tells the story of his dilemma, where on the one hand he can choose his dream of being an artist, supported by his best friend, Samantha, and on the other hand he can choose the safe path, where he will have an ordinary job, supported by his father. This is a story that tells the story of how Henri will face a journey of self discovery, getting to know more about himself, and understanding that you can't run away from your problems forever; The game's most notable difference lies in its art, which is also its greatest asset. The visual representation is a faithful interpretation of the main character's thoughts, evident in the colors, aesthetics and settings presented. The soundtrack perfectly complements the atmosphere, providing a deep immersion that transports the player into the gaming experience. The minigames are varied, avoiding monotony and keeping the player interested; With a lot of research into anxiety, we realized that the rate of people with emotional problems has been increasing over time, and we decided to create O Totem, a game in which we will try to help show some ways of dealing with feelings; The message we want to convey with our project, O Totem, is that we should value our feelings, stop for a while and think about what the best path for our lives is, we want our audience to have great experiences, and to know that everyone has an opportunity to experience something incredible. Keywords: Games, video games; Van Gogh |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19156 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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