Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19146
Title: A complexidade da gestão de pessoas em administrar divergentes gerações no ambiente de trabalho.
Other Titles: The complexity of people management in managing divergent generations in the workplace.
Authors: QUEIROZ, Cássia Bento de
SILVA, Geovana Souza da
Advisor: SOARES, Ricardo Antonio Leal
type of document: Monografia
Keywords: Recursos humanos;Empresas
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 138
Citation: QUEIROZ, Cássia Bento de; SILVA, Geovana Souza da, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2022.
Abstract: O propósito deste trabalho de conclusão de curso consiste em apontar que, cada vez mais, diferentes gerações atuam no mesmo ambiente de trabalho. Além disso, ratificamos a ideia de como o RH possui uma grande dificuldade em administrá-las. Neste sentido, usamos a ETEC como referência, para realizarmos entrevistas com professores de cada geração para que pudéssemos identificar pontos positivos e pontos de atenção no clima organizacional e método de ensino a partir da mescla dessa diversidade. Também foi elaborado um forms com os alunos para apontarmos as perspectivas referentes à metodologia de ensino e como isso pode influenciar na aprendizagem. Desta forma, o objetivo do projeto é expandir o conceito conservador que as empresas ainda arregam e ao mesmo tempo como o papel do RH pode contribuir na gestão desta vertente. No desenvolvimento desse estudo de caso concluímos que a instituição está na direção certa para essa adaptação, porém ainda é necessária uma quebra de tradição, para que as novas gerações possam criar mais espaço e serem ouvidas.
The purpose of this Course Conclusion Paper is to point out that, increasingly, different generations work in the same work environment. In addition, we confirm the idea that HR has great difficulty in managing them. In this sense, we used ETEC as a reference to carry out interviews with teachers of each generation so that we could identify positive points and points of attention in the organizational climate and teaching method from the mixture of this diversity. A forms was also prepared with the students to point out the perspectives regarding the teaching methodology and how this can influence learning. In this way, the objective of the project is to expand the conservative concept that companies still carry and at the same time how the role of HR can contribute to the management of this aspect. In the development of this case study, we concluded that the institution is in the right direction for this adaptation, but a break with tradition is still necessary, so that the new generations can create more space and be heard.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19146
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.