Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19128
Title: | Conscientização coletiva nas escolas: comportamentos inclusivos para pessoas com dificiência visual no dia a dia |
Other Titles: | Collective awareness in schools: inclusive behaviors for people with visual impairments in everyday life |
Authors: | SANTOS, Mariana Gabriela dos CAETANO, Mariana Raica Carvalho MANARINI, Sofia |
Advisor: | FRANCISCATO, Ricardo Scavariello |
Other contributor: | FRANCISCATO, Ricardo Scavariello MUGNAINI, Joacir Rogge TANCREDO, Patrícia Pascon Souto |
type of document: | Artigo científico |
Keywords: | Pessoas com deficiência visual;Dinâmica de grupo;Inclusão social;Avaliação da incapacidade;Capacidade funcional |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher: | 104 |
Citation: | SANTOS, Mariana Gabriela dos; CAETANO, Mariana Raica Carvalho; MANARINI, Sofia. Conscientização coletiva nas escolas: comportamentos inclusivos para pessoas com deficiência visual no dia a dia. 2023. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira. |
Abstract: | Através de situações cotidianas que para a maioria da sociedade não é
apresentado problemas, por meio de dinâmicas didáticas, porém representativas,
será mostrado as dificuldades que uma pessoa com Deficiência Visual passa no dia
a dia. A partir disso, ficará em evidência a discussão do que é inclusão, será
colocado em pauta se a sociedade atual possui conhecimento do termo e o pratica,
além de questionamentos sobre o que é capacitismo e de que maneira os
estudantes e seus professores podem, com pequenas ações e comportamento,
serem inclusivos, além de reconhecer a importância da inclusão tanto para as
pessoas com deficiência, quanto para si mesmos. Throughout day-to-day situations, that for the majority of today's society isn't problematic, in any way shape or form, albeit representative, it will be shown the quotidian difficulties of a visual-deficient person. Thence will be evident the discussion of inclusion, furthermore, questioning what is ableism and how can students and professors, with simple actions, be inclusive. As well as recognize the importance of inclusion to others as to disabled people, as to themselves. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19128 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ETIMAdm_2023_MarianaRaicaSofia_TCCConscientizacao.pdf | 175.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.