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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19116
Title: | Inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Down em escola pública na base fundamental |
Other Titles: | Inclusion of children with Down Syndrome in public schools at the elementary level |
Authors: | LIZARDO, Gabrielly Belinelli BARBOSA, Itauana Santos ALMEIDA, Pietro Godoy Borges de |
Advisor: | FRANCISCATO, Ricardo Scavariello |
Other contributor: | PORTELLA, Jorbison Adélio MEYER, Yuri Alexandre BREDA, Taísa Della Coletta |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Inclusão social;Acesso à educação;Desenvolvimento de software (educação);Educação;Ensino público;Ensino fundamental;Síndrome de down |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher: | 104 |
Citation: | LIZARDO, Gabrielly Belinelli; BARBOSA, Itauana Santos; ALMEIDA, Pietro Godoy Borges de. Inclusão de crianças portadoras de Síndrome de Dow em escola pública na base fundamental. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual - ETEC Trajano Camargo, Limeira. |
Abstract: | A inclusão de crianças com Síndrome de Down (SD) na educação básica pública, é
um direito humano e um desafio para as políticas públicas. A SD é considerada uma
alteração genética que causa algumas características físicas e intelectuais, mas com
enfoque no trabalho a investigação como a escola pode promover a inclusão
educacional e social, suas práticas pedagógicas mais adequadas e sua importância
na participação e o desenvolvimento das crianças com SD e de seus colegas,
professores e comunidade. O trabalho se baseia em pesquisa bibliográfica e
entrevista técnica com o caso escolar na cidade de Limeira SP, ampliando o
conhecimento geral sobre SD e o seu impacto no meio familiar, no meio social e a
inclusão no campo acadêmico. The inclusion of children with down syndrome (ds) in public basic education is a human right and a challenge for public policies. Ds is considered a genetic alteration that causes some physical and intellectual characteristics, but with a focus on research into how schools can promote educational and social inclusion, their most appropriate pedagogical practices and their importance in the participation and development of children with ds and from their peers, teachers and community. The work is based on bibliographical research and technical interviews with the school case in the city of limeira sp, expanding general knowledge about ds and its impact on the family environment, the social environment and inclusion in the academic field. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19116 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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