Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18928
Título: Logística do transporte de animais para abate
Autor(es): MARQUES, Gabriel Rodrigues de Macedo
RIBEIRO, Matheus Francisco
SILVA, Nilson Alves Santos
PRADO, Richard Gabriel dos Santos
SANTOS, Wellisson Nunes dos
Orientador(es): CARDOSO, Salvador
Outro(s) contribuidor(es): CARDOSO, Salvador
COELHO, Alexandre Kikuchi
VILELA, Fernando de Paiva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística;Bem-estar do animal;Produtos pecuários;Legislação
Data do documento: 2023
Editor: 125
Referência Bibliográfica: MARQUES, G. R. M.; RIBEIRO, M. F.; SILVA, N. A. S.; PRADO, R. G. S.; SANTOS, W. N. Logística do transporte de animais para abate. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2023.
Resumo: Logística é uma área que visa planejar, implementar e controlar o fluxo de bens, serviços e informações de uma empresa, ela está relacionada ao transporte, distribuição, armazenagem, manuseio, ela desempenha um papel importante, atuando na melhoria da qualidade dos produtos e serviços e garante que os produtos certos estejam no lugar certo, na quantidade certa e no momento certo. O transporte é uma das atividades logística, e uma ação visa o movimento de mercadorias, como por exemplo animais. A logística de transporte animal, conhecido no mercado como transporte de carga viva, visa transportar animais de diferentes espécies, para interesses econômicos, como por exemplo, o abate. Este ramo é muito complexo, que exige habilidade e profissionalismo de todos os envolvidos. Para a realização do transporte, todos os profissionais do ramo devem seguir as legislações vigentes que determinam requisitos importantes que devem ser atendidos antes, durante e após o transporte. As legislações determinam a forma correta que os animais devem ser tratados e transportados, diz qual veículo eles devem embarcar e quais preocupações os envolvidos devem adotar, o caminho deve ser minimamente estressante para o animal, o veículo deve possuir espaço adequado para os animais, deve conter um vão de 8cm para uma passagem de ar e para que o motorista sempre que possível inspecionar os a animais e deve ser coberto com o revestimento correto. Para afins do abate, é necessário que sejam implementadas precaução também em todas as etapas da vida do animal, para minimizar possíveis estresse sofridos durante este trajeto, pois isso influência diretamente na qualidade final da carne.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18928
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2023_2_marques_logistica_transporte_animais_para_abate.pdf840.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.