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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18918
Título: | Marketing sensorial no ramo alimentação de sorveterias |
Título(s) alternativo(s): | Sensory marketing in the food sector of ice cream parlors |
Autor(es): | CONCEIÇÃO, Marcelino José da SANTOS, Maria Eduarda Luíz dos MACIEL, Thalita Arante MENDONÇA, Vinicius Saldanha |
Orientador(es): | HIROSE, Rafael Fedichima |
Outro(s) contribuidor(es): | SANTOS, Lucas Rafael Passete dos HIROSE, Rafael Fedichima LOPES, Vivien dos Santos Carneiro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Marketing;Estratégia organizacional;Consumidor;Comércio |
Data do documento: | Dez-2022 |
Editor: | 138 |
Referência Bibliográfica: | CONCEIÇÃO, Marcelino José da; SANTOS, Maria Eduarda Luíz dos; MACIEL, Thalita Arante; MENDONÇA, Vinicius Saldanha, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Comércio) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2022. |
Resumo: | O Marketing Sensorial é considerado uma ferramenta estratégica, o qual é composto
por cinco sentidos: tato, visão, olfato, paladar e audição. Quando a marca/empresa
utiliza esse método, consegue criar uma conexão emocional e física com seus
consumidores. A partir dessas afirmativas, podemos dizer que o que fundamenta o
presente trabalho é trazer clareza sobre o assunto, além de verificar se esse método
é utilizado no meio comercial, especialmente em duas sorveterias, as quais foram
classificadas como sorveteria A e B. O objetivo principal do presente trabalho é
apresentar como os cinco sentidos estimulam o público a efetuarem a compra e como
ele pode potencializar e aumentar as vendas. Para averiguar se alguns comerciantes
tinham ou não conhecimento sobre o assunto, aplicamos uma pesquisa com
questionários qualitativos e quantitativos com os empresários de cada sorveteria,
assim como aos clientes que estavam no local na hora da pesquisa. Fundamentados
nos conceitos do marketing, o desenvolvimento do trabalho e a compilação dos dados
obtidos a partir das pesquisas foram imprescindíveis para que chegássemos aos
objetivos deste estudo de caso, comparando e contribuindo para as empresas que
serviram de objeto de estudos deste trabalho. The Sensory Marketing is considered a strategic tool, which is composed of five senses as touch, sight, smell, taste, and hearing. When the brand or the company uses this method, it can create an emotional and physical connection with its consumers. From these statements, we can say that what underlies the present work is to bring clarity on the subject, in addition to showing whether this method is used in the commercial environment, especially in two ice cream parlors, which were classified as ice cream parlors A and B. So, the main objective is to present how the five senses stimulate the public to make a purchase and how it can enhance and increase sales. To know if some traders had or not a little bit of out knowledge about the subject, we applied a survey with qualitative and quantitative questionnaires with the entrepreneurs of each ice cream shop, as well as with the customers who were in the place at the time of the research. Based on marketing concepts, the development of this work and the compilation of data obtained from the research were essential for us to reach the objectives of this case study, comparing and contributing to the companies that served as the object of study of this work. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18918 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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