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Título: Marketing sensorial no ramo alimentação de sorveterias
Título(s) alternativo(s): Sensory marketing in the food sector of ice cream parlors
Autor(es): CONCEIÇÃO, Marcelino José da
SANTOS, Maria Eduarda Luíz dos
MACIEL, Thalita Arante
MENDONÇA, Vinicius Saldanha
Orientador(es): HIROSE, Rafael Fedichima
Outro(s) contribuidor(es): SANTOS, Lucas Rafael Passete dos
HIROSE, Rafael Fedichima
LOPES, Vivien dos Santos Carneiro
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Estratégia organizacional;Consumidor;Comércio
Data do documento: Dez-2022
Editor: 138
Referência Bibliográfica: CONCEIÇÃO, Marcelino José da; SANTOS, Maria Eduarda Luíz dos; MACIEL, Thalita Arante; MENDONÇA, Vinicius Saldanha, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Comércio) - ETEC Professor Armando José Farinazzo, Fernandópolis, 2022.
Resumo: O Marketing Sensorial é considerado uma ferramenta estratégica, o qual é composto por cinco sentidos: tato, visão, olfato, paladar e audição. Quando a marca/empresa utiliza esse método, consegue criar uma conexão emocional e física com seus consumidores. A partir dessas afirmativas, podemos dizer que o que fundamenta o presente trabalho é trazer clareza sobre o assunto, além de verificar se esse método é utilizado no meio comercial, especialmente em duas sorveterias, as quais foram classificadas como sorveteria A e B. O objetivo principal do presente trabalho é apresentar como os cinco sentidos estimulam o público a efetuarem a compra e como ele pode potencializar e aumentar as vendas. Para averiguar se alguns comerciantes tinham ou não conhecimento sobre o assunto, aplicamos uma pesquisa com questionários qualitativos e quantitativos com os empresários de cada sorveteria, assim como aos clientes que estavam no local na hora da pesquisa. Fundamentados nos conceitos do marketing, o desenvolvimento do trabalho e a compilação dos dados obtidos a partir das pesquisas foram imprescindíveis para que chegássemos aos objetivos deste estudo de caso, comparando e contribuindo para as empresas que serviram de objeto de estudos deste trabalho.
The Sensory Marketing is considered a strategic tool, which is composed of five senses as touch, sight, smell, taste, and hearing. When the brand or the company uses this method, it can create an emotional and physical connection with its consumers. From these statements, we can say that what underlies the present work is to bring clarity on the subject, in addition to showing whether this method is used in the commercial environment, especially in two ice cream parlors, which were classified as ice cream parlors A and B. So, the main objective is to present how the five senses stimulate the public to make a purchase and how it can enhance and increase sales. To know if some traders had or not a little bit of out knowledge about the subject, we applied a survey with qualitative and quantitative questionnaires with the entrepreneurs of each ice cream shop, as well as with the customers who were in the place at the time of the research. Based on marketing concepts, the development of this work and the compilation of data obtained from the research were essential for us to reach the objectives of this case study, comparing and contributing to the companies that served as the object of study of this work.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18918
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