Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18887
Título: Estudo do fluxo de produção na introdução de tecnologia de movimentação interna em modelo intermitente
Autor(es): MIGUEL, Luiz Antônio
Orientador(es): OLIVEIRA, Evandro Márcio de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Transporte aéreo;Competitividade
Data do documento: Dez-2011
Editor: 112
Referência Bibliográfica: MIGUEL, Luiz Antônio. Estudo do fluxo de produção na introdução de tecnologia de movimentação interna em modelo intermitente, 2011. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2011.
Resumo: Desde os primórdios da Administração da Produção, enquanto ciência, os gestores buscam o aumento da produtividade e da eficiência organizacional a fim de reduzir os custos de produção e conseqüentemente aumentar a competitividade das organizações industriais. Seguindo o preceito de racionalização do trabalho e de eliminação do tempo improdutivo, este trabalho teve por objetivo apresentar possibilidade de ganhos significativos com o aumento da produtividade, através da introdução de tecnologia de movimentação interna, em modelo intermitente na produção de calças na empresa Staroup. Ao analisar o método do fluxo da produção, foi observado grande desperdício de tempo e espaço físico sem agregação de valor, com operação de movimentação desnecessária de peças. Assim, os fatos observados deram origem à idéia na empresa Staroup de, eliminar esta operação investindo em um método de produção em sistema automatizado de transporte aéreo de peças chamado de Eton, de fabricação Suéca. Esse tipo de arranjo físico foi organizado sob um equipamento de transporte das calças por via aérea, sendo desnecessário que o operador saísse de seu posto de trabalho para transportar os pacotes de peças para a operação seguinte. Com isso, o sistema permitiu eliminar o tempo padrão de transporte das partes da peça e a eliminação dos carrinhos de peças ocupando espaço físico em meio à produção. Houve, contudo, outras operações que se fizeram necessárias para que o sistema pudesse funcionar corretamente e, entre elas estava o tempo de carregamento do sistema, que consistia em afixar todas as partes de uma única calça a ser costurada em um suporte chamado de cabide, que possuía um código de barras que seria lido pelo equipamento de transporte, e inserido no sistema já com a programação de quais operações seriam necessárias para que aquelas calças estivessem costuradas. Para o estudo de viabilidade, foi utilizado um banco de dados da própria empresa, contendo o histórico de tempos de todas as operações, custos gerais, eficiência e capacidade produtividade, através de entrevistas com os supervisores das áreas estudadas. Tendo em mãos todas estas informações cedidas pela empresa, pudemos visualizar de maneira dinâmica o desperdício em operações sem agregação de valor, através do comparativo dos fluxos atuais e passados, pudemos verificar uma redução significativa no processo produtivo. Através destas informações também observamos que, além dos ganhos em tempo de processo, espaço físico, quantidades produzidas e custos de produção, a adoção do sistema de transporte aéreo de peças, trouxe vários outros benefícios à empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18887
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ ANTÔNIO MIGUEL.pdfEstudo do fluxo de produção na introdução de tecnologia de movimentação interna em modelo intermitente678.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.