Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18853
Title: Principais ferramentas de gestão da qualidade no ambiente empresarial
Other Titles: Main quality management tools in the business environment
Authors: VILA NOVA, Anderson Paixão
Advisor: DIEHL, Joclenes Emilio
type of document: Monografia
Keywords: Gestão da qualidade;Ferramentas da qualidade
Issue Date: 2021
Publisher: 105
Citation: VILA NOVA, Anderson Paixão. Principais ferramentas de gestão da qualidade no ambiente empresarial, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Abstract: Como parte da Gestão da Qualidade (GQ), as ferramentas de gestão têm como objetivo, nortear uma empresa quanto à maneira correta de realizar seus processos, com tempo certo de execução, sem desperdícios e com resultados que mirem na produtividade com qualidade. No atual cenário do mercado empresarial, a otimização de tempo, melhor aproveitamento de recursos, entre outros benefícios proporcionados pela GQ, são fundamentais para a satisfação do cliente e consequente sucesso empresarial. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo, apresentar, por meio de uma revisão da literatura, algumas das principais ferramentas de gestão da qualidade que podem ser aplicadas no meio empresarial. Algumas ferramentas que a GQ possui inclui, just in time (JIT), que tem por objetivo produzir itens apenas quando eles são necessários, nas menores quantidades possíveis e com o mínimo de desperdício de recursos humanos e naturais. A ferramenta Kaizen, que indica um processo de melhoria contínua da forma padrão de trabalho. O ciclo PDCA (sigla de: Plan, Do, Check, Action), que é um método que gerencia a tomada de decisões, visando a garantia do alcance das metas para a sobrevivência de uma organização. A metodologia 5W e 2H, que se baseia em sete palavras que possibilitam que as tarefas sejam executadas de forma cautelosa e objetiva, garantindo organização na sua implantação e diminuindo a possibilidade de erros. A técnica 5S, que visa organizar, limpar, padronizar e manter a disciplina no local de trabalho em busca de melhorias sustentáveis na produtividade, eficiência otimização de custos e redução de desperdícios. Por fim, o diagrama de Pareto, que é uma forma especial de gráfico de barras verticais que ajudam a determinar quais são os problemas a se resolver e em qual ordem, além de ajudar a direcionar a atenção e esforço para problemas que realmente são importantes. Além disto, o universo da qualidade vem evoluindo cada vez mais com a elaboração e criação de diversos métodos e outras ferramentas de Gestão da Qualidade. Por este motivo, sugere-se que mais estudos sejam realizados sobre a atual temática a fim de ampliar o conhecimento científico da área. Portanto, pode-se concluir que, os estudos destas ferramentas de gestão da qualidade presentes aqui, podem vir a contribuir para que uma empresa atinja a qualidade total e com isto, garanta que seus serviços e produto, tenham competitividade.
The Quality Management (QM)tools aim to guide a company on the correct way to perform its processes, with the correct execution time, without waste and with results that aim at productivity with quality. In the current scenario of the business market, time optimization, better use of resources, among other benefits provided by QM, are essential for customer satisfaction and business success. Therefore, this work aimed to present, through a literature review, some of the main quality management tools that can be applied in the business environment. Some tools that QM has include, just in time (JIT), which aims to produce items only when they are available, in the smallest possible quantities and with minimal waste of human and natural resources. The Kaizen tool, which indicates a process of continuous improvement in the standard way of working. The PDCA cycle (acronym for: Plan, Do, Check, Action), which is a method that manages decision making, technical and ensuring the achievement of goals for the priority of an organization. The 5W and 2H methodology, which is based on seven words that allow tasks to be performed in a cautious and objective way, ensuring organization in its implementation and reducing the possibility of errors. The 5S technique, which aims to organize, clean, standardize and maintain discipline in the workplace in pursuit of sustainable improvements in productivity, cost reduction efficiency and waste reduction. Finally, the Pareto diagram, which is a vertical bar chart that helps determine what problems to solve and in what order, and helps direct attention and effort to problems that cause the greater impact. In addition, the universe of quality has been evolving more and more with the elaboration and creation of several methods and other Quality Management tools. For this reason, it is suggested that further studies be done on the current Subject in order to expand scientific knowledge in the area. Therefore, it can be concluded that the study of the quality management tools presented here, can come to contribute for a company to reach total quality and guarantee that its services and products are competitive.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18853
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1050641722033-ANDERSON PAIXÃO VILA NOVA.pdf
  Restricted Access
503.04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.