Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18762
Título: Logística aplicada na doação de sangue
Autor(es): SILVA, Ana Carolina Pires da
LEITE, Luara Letícia Pegô
PEREIRA, Maria Clara de Brito
MOREIRA, Sara Cristina Bernardo
Orientador(es): CARDOSO, Salvador
Outro(s) contribuidor(es): CARDOSO, Salvador
QUINTANILHA, Josiane Cristina Alves
BASTOS, Alfredo Jose de Nardi
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Logística;Sangue;Sociedade
Data do documento: 2023
Editor: 125
Referência Bibliográfica: SILVA, A. C. P.; LEITE, L. L. P.; PEREIRA, M. C. B.; MOREIRA, S. C. B.; Logística aplicada na doação de sangue. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2023.
Resumo: A doação de sangue desempenha um papel crucial na sociedade, salvando vidas, e isso não é diferente na cidade de Taubaté onde pode-se observar que o Hemocentro enfrenta desafios para manter seu estoque abastecido. No entanto, existe uma grande dificuldade em envolver a comunidade nesse processo, com o objetivo da promoção, divulgação e conscientização de toda a comunidade estudantil e a sociedade em geral sobre a importância da doação de sangue, faz-se necessário descrever o complexo fluxo logístico envolvido na doação, desde o início, com a coleta de dados através do cadastro, triagem e entrevista, até o processo de retirada do sangue do doador e sua entrega aos hospitais para uso em pacientes necessitados. Para compreender melhor todos esses processos e garantir a eficiência na preservação das células sanguíneas até o receptor, a metodologia de pesquisa aplicada foi a Pesquisa Exploratória que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. A partir do levantamento de dados com uma visita técnica no hemocentro permitiu a compreensão e o conhecimento de perto toda a movimentação e procedimentos envolvidos no ciclo de doação de sangue, incluindo os aspectos específicos que asseguram a qualidade e eficácia desse processo vital. De acordo com a pesquisa foi possível descrever as características do estoque disponível para os diversos Tipos de Sangue é de 480 bolsas, porém o estoque de Segurança é de 310 bolsas de sangue, sendo insuficiente para atender a Demanda do Hemocentro. Hoje a Necessidade média de doadores do hemocentro é 60 a 70 pessoas por dia, porém com a falta de conhecimento da população, aliado a tantos outros fatores o hemocentro trabalha com uma quantidade abaixo da média chegando a um número de 50 doadores/dia. Este fato demonstra uma dificuldade para alcançar a meta em questão, assim sendo procura uma ação visando atingir um acréscimo de 30% no número de doadores para suprir a necessidade média. Nesse contexto vem à tona a importância das campanhas incentivo e de disseminação da doação de sangue. Divulgação essa que desempenha um papel fundamental para a contribuição significante de atender às necessidades tanto dos indivíduos que são dependentes de transfusões sanguíneas quanto dos hemocentros das regiões brasileiras, que enfrentam o desafio constante de manter seus estoques em níveis adequados.  A conscientização pública sobre esse tema não apenas educa a população sobre a necessidade premente desse gesto solidário, mas também incentiva a participação ativa de potenciais doadores. 
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18762
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2023_2_silva_logistica_aplicada_doacao_sangue.pdf610.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.