Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18757
Título: Capacitação básica para os educadores do ensino infantil
Título(s) alternativo(s): obstrução de vias aéreas
Autor(es): SILVA, Camille Taluany Amaral
OLIVEIRA, Ellen Cristina Correa de
PINHEIRO, Gustavo Couto
FRANCISCO, Larissa Aparecida dos Santos
SOARES, Maria Eduarda Batista
PEREIRA, Thays de Freitas
Orientador(es): RODRIGUES, Cássia Bonafé Barbosa
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Cássia Bonafé Barbosa
MOREIRA, Emerson da Silva
ANDRADE, Francisco de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Asfixia;Crianças;Primeiros Socorros
Data do documento: 2023
Editor: 125
Referência Bibliográfica: SILVA, C. T. A.; OLIVEIRA, E. C. C.; PINHEIRO, G. C.; FRANCISCO, L. A. S.; SOARES, M. E. B.; PEREIRA, T. F. Capacitação básica para os educadores do ensino infantil: obstrução de vias aéreas. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Taubaté, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem objetivo de abranger alguns conceitos e técnicas de primeiros socorros em caso de engasgo, como a Manobra de Heimlich, realizada por meio pressão abdominal para expelir o objeto obstruído nas vias áreas; e a Lei Lucas que exige a capacitação dos professores e funcionários de escolas sobre primeiros socorros, manobras de Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE) e técnicas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Esse trabalho também busca capacitar os profissionais da educação que podem e devem utilizar de tais conhecimentos para evitar incidências fatais com crianças. De acordo com dados de 2022, “O Globo Medicina” relata que há cerca de 3 mil casos de engasgos por ano no Brasil. Dentre esses dados, a faixa etária infantil teve estimativa de 15 óbitos de bebês por dia no Brasil durante 2022, com base em estatísticas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Conclui-se que os principais motivos de mortalidade infantil são causados pela Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE) durante a ingestão de alimentos ou bebidas rapidamente. Na amamentação, por exemplo, pode ocorrer refluxo e crianças de 0-3 anos podem levar um corpo estranho até a sua cavidade oral, para desenvolverem novos sentidos e satisfazerem suas curiosidades. Assim possibilitando caminhos errados desses objetos, líquidos ou alimentos durante a deglutição, fazendo com que o organismo tente ejetar esse corpo estranho para fora, desencadeando no conhecido termo engasgo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18757
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGURA~1.PDF1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.