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Title: Implantação de sistema de franquia: estudo de caso da Panificadora e Confeitaria Chip's
Authors: CRUZ, Barbara Aparecida da Silva
SANTOS, Cibele Tenório dos
LUCIO, Deborah Aparecida Alves Corrêa
DIAS, Fabiane Lorente Melo
SOUZA, Leila Fátima de
Advisor: COSTA, Karin Kelly Alves
GOMES, Davi Albuquerque
type of document: Monografia
Keywords: Franquia;Padarias;Confeitaria
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 210
Citation: CRUZ, Barbara Aparecida da Silva; SANTOS, Cibele Tenório dos; LUCIO, Deborah Aparecida Alves Corrêa; DIAS, Fabiane Lorente Melo; SOUZA, Leila Fátima de. Implantação de sistema de franquia: estudo de caso da Panificadora e Confeitaria Chip's. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Etec de Poá, Poá, 2018.
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo apresentar e conceituar o sistema de franquia, assim, mostrando sua estrutura e desdobramentos. Com este sistema, ocorreu uma verdadeira revolução no mundo dos negócios, fazendo com que as organizações se expandam de uma forma menos custosa e com maior chance de manter seus padrões de qualidade para atingir uma maior lucratividade e alcançar maior fatia de mercado. Foram objeto de estudo os aspectos relativos à gestão de marca como a construção e consolidação da mesma, apontando as vantagens e desvantagens desse sistema para o franqueado, o franqueador e o consumidor final. Também foi apontada a legislação aplicável, bem como os requisitos administrativos para seu funcionamento, do ponto de vista estratégico organizacional, dando ênfase ao estudo da hipótese de implantação ou não na empresa, objeto do presente estudo de caso, a Padaria e Confeitaria Chip’s. Para tanto, foi realizada pesquisa no negócio desta empresa, onde pode-se observar seu funcionamento, seus clientes, seu padrão de qualidade, sua história, e, analisando por fim, a possibilidade de implantação de tal sistema na unidade, com a finalidade de aumentar lucratividade e alcançar maior quota de mercado, a partir da elaboração do plano de negócios, com o objetivo de inserir-se no sistema e na elaboração do manual de funcionamento de unidade, demonstrando a operacionalização do procedimento
The present term paper, aims to present and conceptualize the franchise system, thus, showing its structure and unfolding. With this system, a real revolution in the business world has occurred, causing organizations to expand in a less costly way and with a greater chance of maintaining their quality standards to achieve greater profitability and reach a larger market share. The aspects related to brand management as the construction and consolidation of the brand were studied, pointing out the advantages and disadvantages of this system for the franchisee, the franchisor and consumer. It was also pointed out the applicable legislation, as well as the administrative requirements for its operation, from the strategic organizational point of view, emphasizing the study of the hypothesis of implantation or not in the company, object of the present case study, Chip's Bakery and Confectionery. In order to do so, a research was carried out in the company's business, where it is possible to observe its operation, its customers, its quality standard, its history, and, finally, analyzing the possibility of implementing such a system in the unit, with the purpose of increase profitability and achieve greater market share, from the preparation of the business plan, with the objective of inserting itself in the system and in the elaboration of the unit operating instructions manual, demonstrating the operationalization of the procedure.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18721
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