Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18666
Título: Diagnóstico por imagem na avaliação da neurocisticercose
Autor(es): PARUKER, Alerson Renato da Silva
Orientador(es): IETSUGU, Marjorie do Val
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Teníase;Cisticercose;Ressonância magnética nuclear (diagnóstico);Tomografia computadorizada de emissão
Data do documento: Nov-2015
Editor: 112
Referência Bibliográfica: PARUKER, Alerson Renato da Silva. Diagnóstico por imagem na avaliação da neurocisticercose, 2015. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2015
Resumo: A neurocisticercose (NCC) é se não, uma das mais importantes, infecções parasitarias do sistema nervoso central (SNC), causado pela forma larvária da Taenia solium, descrita como Cysticercus cellulosae. Sua importância decorre dos números, estima-se que chegue entre 30 e 50 milhões de pessoas infectadas pelo complexo teníase-cisticercose (T/C) no mundo, considerando apenas os países endêmicos, que são os países em rota de desenvolvimento e sendo 350 mil casos relatados de neurocisticercose (NCC) somente na América Latina, segundo a OMS, estima-se 50 mil óbitos ao ano devidos a esta infecção no mundo. Por ser uma doença que pode vir a ser assintomática e ou apresentar sintomas neuropsiquiátricos (convulsões, distúrbios de comportamento e hipertensão intracraniana) e oftálmicos se faz necessário o uso de algumas técnicas para seu diagnóstico, dentre elas os exames de imagem podem complementar o laudo médico, estes exames são os de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Por estas técnicas de imagem serem de competência do tecnólogo em radiologia, a execução e aplicação da técnica com qualidade e segurança ao paciente é necessário à compreensão e entendimento sobre como aplicar e compreender o que está sendo demonstrado na imagem, sendo crucial a interpretação do estagio em que a neurocisticercose se encontra, para assim definir qual a melhor técnica a ser aplicada para auxiliar o laudo médico. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exames de imagem não invasivos e com alta resolução e capacidade de identificar em qual estagio evolutivo se encontra esta parasitose, contudo na ressonância é possível avaliar com mais riqueza de detalhes as 3 primeiras fases (vesicular, vesicular coloidal e granular nodular), enquanto que na tomografia é melhor a resolução na ultima fase (nodular calcificada).
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18666
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALERSON RENATO DA SILVA PARUKER.pdf
  Restricted Access
Diagnóstico por imagem na avaliação da neurocisticercose1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.