Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18554
Título: Economia e melhor aproveitamento da massa asfáltica pré-misturada a frio (PMF) e do composto betuminoso usinado a quente nas vias do município de Botucatu com vistas à diminuição de passivo ambiental (entulho)
Autor(es): STANLEY JÚNIOR, Paulo
Orientador(es): SOUZA, Ivan Fernandes de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Concreto;Entulho
Data do documento: Dez-2010
Editor: 112
Referência Bibliográfica: STANLEY JÚNIOR, Paulo. Economia e melhor aproveitamento da massa asfáltica pré-misturada a frio (PMF) e do composto betuminoso usinado a quente nas vias do município de Botucatu com vistas à diminuição de passivo ambiental (entulho), 2010. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2010.
Resumo: Botucatu utilizou em 2008, aproximadamente, 31.391 (trinta e uma mil trezentos e noventa e uma) toneladas de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) nas vias do Município. Os gastos só com esta massa asfáltica chegaram a patamares acima dos R$ 5.730.000,00 (cinco milhões setecentos e trinta mil reais). A partir destes dados surgiu a necessidade de avaliar se o Município poderia economizar no custo do asfalto, mantendo a mesma qualidade dos serviços de pavimentação ou melhorando - a, através de uma maior distribuição dos recursos disponíveis e, se possível, diminuir a degradação ambiental, que é um problema enfrentado pelos gestores dos municípios e províncias em toda parte do mundo. Destas metas nasceu à oportunidade do estudo comparativo das utilizações do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), comprado de empresa terceirizada, e a massa asfáltica pré - misturada a frio (PMF), feita pela prefeitura do Município, já que a Prefeitura Municipal de Botucatu aluga do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) uma usina para fabricar este composto, agregando a este estudo a possibilidade de uma diminuição de entulho, aproveitando parte dos componentes deste na pavimentação. Para chegar a estes objetivos foi empregado o método indutivo, sempre tendo em foco as questões relativas à pavimentação em Botucatu. Foram entrevistados funcionários no local de trabalho, visitas em sites de faculdades e empresas especializadas no ramo, entrevistas por telefones, e-mails, pesquisas em livros, entre outros... Do estudo realizado, verificou-se uma ótima oportunidade no aumento da utilização da massa asfáltica PMF para reduzir custos e sem a perda da qualidade do pavimento; falhas nos procedimentos de execução dos serviços asfálticos: que fazem à durabilidade do pavimento ficar aquém do esperado; além de diminuição da degradação ambiental através de uma maior utilização do PMF, um menor uso do CBUQ e o aproveitamento de componentes que formam o entulho na fabricação da massa asfáltica pré – misturada a frio.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18554
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO STANLEY JÚNIOR monografia.pdfEconomia e melhor aproveitamento da massa asfáltica pré-misturada a frio (PMF) e do composto betuminoso usinado a quente nas vias do município de Botucatu com vistas à diminuição de passivo ambiental (entulho)1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.