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Title: Marketing esportivo: estudo com clubes de futebol do estado de São Paulo: Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro
Authors: CARVALHO, Anaíde Soares de Carvalho
BARBOSA, Maria Joseana Silva
CARVALHO, Wallinson José de
FERREIRA, Wellington Martins
Advisor: LUGOBONI, Leonardo Fabris
type of document: Monografia
Keywords: Futebol;Marketing esportivo
Issue Date: 2013
Publisher: 166
Citation: CARVALHO, Anaíde Soares de Carvalho; BARBOSA, Maria Joseana Silva; CARVALHO, Wallinson José de; FERREIRA, Wellington Martins;
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso tem como fundamental objetivo, descobrir como os times de futebol do estado de São Paulo que participam de muitas competições, tanto regionais quanto nacionais, utilizam as ferramentas do Marketing Esportivo a fim de contribuir em sua geração de receitas e ganhos. Serão feitas análises por meio de uma pesquisa de campo qualitativa com perguntas relacionadas à utilização das ferramentas de Marketing por parte das lojas de artigos e materiais esportivos, e também por parte dos integrantes diretos dos times de futebol do estado de São Paulo. Neste trabalho, foram abordados desde conceitos essenciais como: definição; objetivos; conceitos e características; vantagens e desvantagens; funções; etc., até conceitos considerados mais complexos como: administração e planejamento geral; perfil do torcedor/consumidor; patrocínio; marca da empresa; mix de marketing; etc., sendo estes considerados importantes para total compreensão do tema ‘Marketing Esportivo’. O método utilizado para realizar a pesquisa mediante os times foi à elaboração de um questionário com um total de 17 perguntas que dizem respeito diretamente aos aspectos relevantes para as práticas do Marketing Esportivo. Foi acessado o endereço eletrônico da Federação Paulista de Futebol do Estado de São Paulo, para coletarmos os e-mails e contatos telefônicos dos times para que posteriormente entrássemos em contato para solicitar a participação em nosso trabalho. Com base em todo o conteúdo levantado durante o período de construção deste Trabalho de Conclusão de Curso cujo tema aborda práticas do Marketing Esportivo, chegamos à conclusão que os clubes se comportam de maneiras distintas em relação há alguns assuntos questionados, como também os mesmos se comportam de maneira semelhante em relação a outros, como por exemplo, a relação do profissional da comunicação para o desenvolvimento do Marketing no esporte. As posições dos gestores dos clubes são bem claras e objetivas. Nota-se ainda que os clubes em geral, ainda são prejudicados em alguns aspectos, destacando como mais relevante o fator financeiro, que é extremamente desigual.
This work of course completion with a fundamental goal, discover how football teams in the state of São Paulo to participate in many competitions, both regional and national, using the tools of Sports Marketing in order to contribute in its generation of revenue and earnings. Analysis will be done through a qualitative field research with questions related to the use of marketing tools by goods stores and sporting goods, and also by the direct members of the football teams in the state of São Paulo. In this work, have been addressed since the essential concepts as: definition, purpose, concepts and characteristics, advantages and disadvantages; functions, etc.., To more complex concepts considered as general administration and planning; profile fan / consumer; sponsorship; company brand, marketing mix, etc.., which are considered important for full understanding of the topic 'Sports Marketing'. The method used to conduct the research by the teams was to prepare a questionnaire with a total of 17 questions that relate directly to issues relevant to the practice of sports marketing. Retrieved the address of the Paulista Football Federation of São Paulo, to collect the emails and telephone contacts of times for us to contact you later to request participation in our work. Based on all content raised during the construction of this Work Course Completion themed covers of Sports Marketing practices, we concluded that the clubs behave in different ways over a few matters questioned as well they behave similarly with respect to other, for example, the ratio of professional communication for marketing development in the sport. The positions of club managers are clear and objective. Note also that the clubs in general are still disadvantaged in some respects, particularly as more relevant financial factor, which is extremely uneven.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18547
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