Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18537
Título: A humanização na radioterapia
Autor(es): PAES, Elaine Cristina
Orientador(es): COLENCI, Raquel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Humanização;Oncologia;Radioterapia
Data do documento: Dez-2014
Editor: 112
Referência Bibliográfica: PAES, Elaine Cristina. A humanização na radioterapia, 2014. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Radiologia) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2014
Resumo: A humanização pode ser definida como: respeito à vida humana, onde todos devem ser tratados com dignidade. Um profissional na área da saúde munido de condições favoráveis exerce boa técnica e atendimento mais humano aos que utilizam seus serviços. Pensando nesse atendimento diferenciado, a humanização passou a ser vista como prática inovadora, capaz de resgatar o respeito ao próximo. O cuidado com o paciente oncológico se mostra ainda mais complexo. Sendo necessário que o paciente compreenda sua doença, o tratamento e os efeitos indesejados. A radioterapia é uma das técnicas realizada em pacientes com câncer, é usada radiação ionizante, produzida por aparelhos ou emitida por radioisótopos naturais, sua finalidade é diminuir ou destruir totalmente células cancerígenas. Priorizar por um tratamento humanizado na área da saúde fez com que surgissem parâmetros para padronizar esse conceito. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi apresentar, através de uma revisão de literatura, em sites de pesquisas e livros de forma descritiva, os principais aspectos que envolvem a humanização na área da saúde com enfoque nos tratamentos realizados no setor de radioterapia. Foram utilizados como métodos de pesquisa artigos e revistas científicas. O período de levantamento para esse estudo foi entre 2003 a 2013. Investir na formação, ofertar remunerações justas, oferecer um cuidado humanizado a esses profissionais são formas de incentivar a sua paixão pelo trabalho. Cuidado humanizado, implantação de atividades lúdicas e pequenas mudanças arquitetônicas também são alguns desses pontos positivos que tornam o ambiente mais saudável e convidativo a esses pacientes fragilizados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18537
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE CRISTINA PAES.pdf
  Restricted Access
A humanização na radioterapia157.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.