Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18517
Título: Análise dos serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina
Título(s) alternativo(s): Analysis of app-based transport services from the perspective feminine
Autor(es): SILVA, Amanda Ferreira da
Orientador(es): WATANABE, Juliana Silva
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Talita Annunciato
COSTA, Barbara Regina Lopes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: aplicativos móveis;Motoristas;Mulheres;Transporte de passageiros
Data do documento: 23-Nov-2021
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SILVA, Amanda Ferreira da. Análise dos serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2021.
Resumo: O presente trabalho de graduação teve por objetivo analisar os serviços de transporte por aplicativo sob a ótica feminina, com o propósito de identificar se as mulheres se sentem seguras ao usarem os serviços e/ou se tornarem motoristas de transporte por aplicativo e avaliar se esses serviços são opções consideradas seguras para mulheres, sejam elas passageiras ou profissionais da área, considerando que a expansão das plataformas privadas de transporte por aplicativo trouxeram mudanças no mercado de trabalho para as mulheres, proporcionando-as liberdade de circulação e autonomia. Para chegar nos objetivos pretendidos, foram aplicados dois questionários de cunho não probabilístico, um deles foi destinado às mulheres motoristas de transporte por aplicativo, seu envio foi feito de forma direcionada para motoristas selecionadas, caracterizando uma amostra por conveniência, e o outro destinado às passageiras, gerado pela participação voluntária das internautas que utilizam a rede social virtual Facebook. Por questões operacionais a abordagem deste estudo teve foco nas mulheres que interagem com os serviços de transporte por aplicativo no estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa identificaram que os serviços de transporte por aplicativo não são opções consideradas seguras para as mulheres, devido a casos de assédio físico, moral e violência que elas sofrem diariamente, podendo forçá-las a utilizarem estratégias de segurança, sendo necessária uma maior atenção a esse público como passageiras e/ou motoristas de transporte por aplicativo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18517
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA FERREIRA DA SILVA.pdf.pdf
  Restricted Access
1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.