Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18468
Título: | Mãos à obra: plataforma de divulgação artesanal |
Autor(es): | SOUZA, Ana Luísa Leite PEREIRA, Leonardo Hermínio Carvalho FERMINO, Monique Souza SILVA, Pedro Ferreira da LAUREANO, Pedro Henrique Roberto |
Orientador(es): | DAL POZZO, Kelly Cristiane de Oliveira NUNES, Carla Fabiane Calixto da Silva |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Artesanato;Desenvolvimento de produtos (serviços);Produtos (projeto) |
Data do documento: | Dez-2023 |
Editor: | 210 |
Referência Bibliográfica: | SOUZA, Ana Luísa Leite; PEREIRA, Leonardo Hermínio Carvalho; FERMINO, Monique Souza; SILVA, Pedro Ferreira da; LAUREANO, Pedro Henrique Roberto. Mãos à obra: plataforma de divulgação artesanal. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Informática Para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Etec de Poá, Poá, 2023. |
Resumo: | Primordialmente o projeto Mãos à Obra: Plataforma de divulgação artesanal, consiste em ter o objetivo de auxiliar na divulgação do cliente. Após a equipe refletir sobre a análise de mercado, perceberam que há um ponto forte sobre o mercado artesanal, que de acordo com a FEART, em 2016, os artesões têm um grande destaque no ramo de atividades econômicas. O mercado de artesanato é uma área que está presente desde o início de manifestações do ser humano, onde é uma forma de expressão que vem sendo valorizada nos últimos anos, por conta de reflexão da cultura regional presente em sua confecção, onde
envolvem a prática manual de técnicas como bordados, tecelagem e cerâmica, passado de geração em geração na sociedade. E apesar do crescimento econômico constante nos últimos anos, a venda de produtos artesanais não possui uma plataforma específica para sua divulgação/ conciliação, fazendo com
que os artesões tenham que divulgar e orça seus produtos através de redes sociais. A primeira cliente, do projeto Mãos à Obra, é a artesã Mérie Helen, tem 35 anos de idade, é microempreendedora, no ramo artesanal, fazendo produtos de porcelana fria, mais conhecida como biscuit. Sua empresa Ateliê Toy Toy
Biscuit nasceu no ano de 2018. A ideia do projeto veio através de pesquisas, a equipe de desenvolvedores, percebeu que havia uma carência no mercado de artesões com uma plataforma de divulgações e vendas no digital. Para isso, a plataforma desenvolvida no ano de 2023, teve o intuito de alavancar o reconhecimento do cliente, para melhorar sua forma de divulgação, podendo assim estimular o comércio e facilitar a comunicação entre os usuários. No decorrer do projeto, foram feitas diversas pesquisas de mercado, além de questionários (para saber o público alvo para o projeto, e assim tendo novos
consumidores) e entrevistas com a própria cliente, para ter compreensão de que rumo o projeto iria seguir. O Planejamento da plataforma se destaca por seus principais elementos estratégicos, que incluem parcerias estratégicas com artesãos e estabelecimentos artesanais, otimização do processo de vendas.
Durante o desenvolvimento, surgiu um problema, para ser solucionado: “Como uma plataforma de divulgação pode auxiliar nas vendas de produtos artesanais?”. De acordo com o SEBRAE, aproximadamente 76% dos artesãos não possuem plataforma ou não trabalham com vendas digitais. Para isso o principal objetivo do projeto, é incentivar a divulgação de comércio artesanal e otimizar o processo de venda dos artesões. A plataforma oferece uma solução eficaz para os artesãos que buscam divulgar seus produtos e aumentar suas vendas. Considerações finais de todo o ano letivo, para esse desenvolvimento, é importante ressaltar que, o crescimento econômico gradativo nos últimos anos, a profissão artesanal ainda não é valorizada o suficiente no Brasil. O artesanato está ligado à riqueza cultural bem como a uma forte vinculação com o setor turístico, então consequentemente, tem que ser mais reconhecido, por valorizar
a cultura de cada região. Ademais, a realização do projeto trouxe muito aprendizado para a equipe, tanto profissional quando pessoalmente. A existência do Mãos à Obra se mostra extremamente necessária para aliviar esses problemas e continuar progredindo o trabalho artesanal. The primary aim of the Mãos à Obra: Plataforma de divulgação artesanal project is to help advertise the client. After the team reflected on the market analysis, they realized that there is a strong point about the artisan market, which according to FEART in 2016, artisans have a great prominence in the field of economic activities. The handicraft market is an area that has been present since the beginning of human manifestations, where it is a form of expression that has been valued in recent years, due to the reflection of the regional culture present in its making, involving the manual practice of techniques such as embroidery, weaving and ceramics, passed down from generation to generation in society. And despite constant economic growth in recent years, the sale of handmade products does not have a specific platform for dissemination/conciliation, so artisans have to advertise and market their products through social network. The first client of the Mãos à Obra project is artisan Mérie Helen, who is 35 years old and a micro-entrepreneur in the craft sector, making cold porcelain products, better known as biscuits. Her company Ateliê Toy Toy Biscuit was born in 2018. The idea for the project came about through research. The team of developers realized that there was a shortage in the market of artisans with a platform for digital promotion and sales. To this end, the platform developed in 2023 was intended to leverage the client's recognition, to improve the way it is advertised, thus stimulating trade and facilitating communication between users. During the course of the project, several pieces of market research were carried out, as well as questionnaires (to find out the target audience for the project, and thus get new consumers) and interviews with the client herself, to understand what direction the project would take. The planning of the platform stands out for its main strategic elements, which include strategic partnerships with artisans and craft establishments, and optimization of the sales process. During development, a problem arose to be solved: "How can an advertising platform help sales of craft products? ". According to SEBRAE, pproximately 76% of artisans don't have a platform or don't work with digital sales. The main objective of the project is to encourage the dissemination of artisanal commerce and optimize the sales process for artisans. The platform offers an effective solution for artisans looking to promote their products and increase their sales. It is important to point out that, despite the gradual economic growth in recent years, the craft profession is still not valued enough in Brazil. Handicrafts are linked to cultural wealth as well as to a strong link with the tourist sector, so consequently they need to be better recognized, as they value the culture of each region. In addition, the project brought a lot of learning to the team, both professionally and personally. The existence of Mãos à Obra is extremely necessary in order to alleviate these problems and continue the progress of craft work. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18468 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
informaticaparainternet-novotec_2023_2_analuisaleitesouza_maosaobraplataformadedivulgacao.pdf | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.