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Título: Caracterização de juntas de compósitos PEI/fibra de carbono submetidos a condicionamentos ambientais
Autor(es): KON, Arthur Menzet
CINTRA, Isabela Luiza Rodrigues
Orientador(es): ABRAHÃO, Ana Beatriz Ramos Moreira
Outro(s) contribuidor(es): ABRAHÃO, Ana Beatriz Ramos Moreira
CARVALHO, Marcelo Bergamini de
BOTELHO, Edson Cochieri
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Soldagem
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: 133
Referência Bibliográfica: KON, A. M.; CINTRA, I. L. R. Caracterização de juntas de compósitos PEI/fibra de carbono submetidos a condicionamentos ambientais. 2019. 65p. Trabalho de Graduação (Curso de Processos de Soldagem). Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba. Pindamonhangaba. 2019
Resumo: A soldagem em materiais compósitos é recente no meio industrial e vem sendo cada vez mais estudada para obtenção de melhorias no processo. A soldagem por gás oxiacetileno é um dos processos desenvolvidos para a soldagem devido a seu baixo custo e possibilidade de adaptação. Na soldagem de materiais compósitos, a combustão dos gases fornece o calor que, com o auxílio do alumínio para proteção e transferência, provoca o derretimento e a junção da matriz polimérica. Por meio do planejamento experimental neste trabalho determinou-se os melhores parâmetros otimizados para a soldagem de materiais compósitos poliméricos PEI/fibra de carbono por meio da soldagem por oxiacetileno, sendo estes 54 s e distância da chama de 60 mm. Os parâmetros reais que apresentaram maior Lap Shear (15,82 MPa) foram conseguidos com um tempo de 50 s e distância de chama de 50 mm. Adicionalmente foi feito um estudo frente a condicionamentos ambientais das juntas obtidas (nas condições em que se obteve maior valor de resistência mecânica): imersão em ácido nítrico, exposição em câmaras higrotérmica e ultravioleta. Foram definidos como parâmetros de avaliação da soldagem das juntas com e sem condicionamento o ensaio mecânico de Lap Shear e uma caracterização por microscopia ótica. No caso das juntas submetidas aos condicionamentos, em todos houve uma diminuição significativa no valor de resistência mecânica.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/18412
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